Cultura

Atividades espevitam os mais novos para a descoberta da leitura

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#JQ_hora_do_conto.jpg

João Queirós

Os sábados, com atividades para os mais novos e organizadas pela Câmara do Porto, já fazem parte do calendário das famílias. Este não foge à regra, estando previstas sessões de leitura, ateliês criativos e apresentação de livros infantis.

A proposta do programa Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, vai para a Hora do Conto, seguida de um ateliê criativo, em torno do livro “Quem será o meu jantar?”, de Claire Freedman, que conta a aventura dos animais de uma quinta que planeiam enganar uma raposa que quer fazer deles uma refeição.

A sessão é dedicada a crianças entre os três e os seis anos e acontece às 11 horas.

No mesmo local, mas às 15 horas, está prevista a apresentação do livro “Chama um amigo: a aventura das formas geométricas”, das educadoras de infância Sílvia Malheiro e Marlene Martins, com ilustrações de Mariana Malhão, editada pela portuense Bairro dos Livros.

Uma sessão de apresentação animada, dirigida a crianças dos três aos sete anos, seguida de pequena oficina e sessão de autógrafos.

Já na Biblioteca Pública Municipal do Porto terá lugar mais uma edição das Oficinas com Estória. Nestas sessões, as crianças são convidadas a explorar diversas facetas da leitura, explorando e desconstruindo as estórias. Desta vez, em análise “A Cotovia via... via... Porque migram as pessoas?”, de Ana Mafalda Damião. A estória atravessa a Europa, África, América e Médio Oriente para falar de diferentes personagens, lugares e, sobretudo, de coragem.

As sessões, para crianças dos seis aos oito anos, têm lugar às 11 e 15,30 horas.

Todas estas atividades, de participação gratuita, mas requerem inscrição prévia obrigatória através do endereço eletrónico bmp@cm-porto.pt.