Política

Atendimento presencial no Gabinete do Munícipe a partir do dia 11 e só por marcação prévia

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Filipa Brito

O Gabinete do Munícipe retoma, a partir da próxima segunda-feira, dia 11, o atendimento presencial, mas só por prévia marcação, quando fundamentado pelo cidadão e apenas nas situações em que se demonstrar a impossibilidade da sua realização pelos canais à distância (telefone ou online), que continuam a ser os canais de atendimento privilegiados nesta fase. Há também regras a cumprir no acesso às instalações. 

Embora continue a ser preferencial o recurso aos canais de atendimento à distância do Gabinete do Munícipe, a adoção do novo sistema de atendimento presencial, segue as orientações da Direção-Geral da Saúde, as regras estabelecidas pelo Governo e o despacho do presidente da Câmara do Porto, hoje anunciado.

De todo o modo, a partir de dia 11, agendar um atendimento presencial no Gabinete do Munícipe passa a ser possível. Mas para que essa hipótese seja avaliada, os cidadãos têm de fazer marcação prévia através do Serviço de Atendimento Telefónico 222 090 400, disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, indicando o motivo da marcação, que será presencial quando verificada a impossibilidade de o assunto ser resolvido pelos canais digitais.

Por outro lado, o atendimento presencial da Águas do Porto, no Gabinete do Munícipe, apenas é possível para pagamentos, acordos de pagamento e entrega de documentos e também carece de prévia marcação, realizada, preferencialmente, através do Balcão Digital desta empresa municipal ou utilizando o número de telefone 225 190 800.

Quem se dirigir ao Gabinete do Munícipe, no seguimento de um pré-agendamento, deverá ter em atenção o uso o obrigatório de máscara, sendo que cada munícipe deverá trazer a sua própria máscara. Além disso, como de resto é continuamente assinalado pelas autoridades de saúde, as pessoas devem manter entre si uma distância de segurança de dois metros.

O Gabinete do Munícipe reforça que os cidadãos devem continuar a privilegiar o atendimento à distância, através do Balcão de Atendimento Virtual / Fale Connosco.

Recorde-se que durante o período de confinamento este balcão registou um aumento considerável no volume de interações, o que não só demonstrou a adesão dos munícipes a esta plataforma como a imediata adaptação das equipas ao regime de teletrabalho.