Sociedade

Ateliês artísticos envolvem mais de uma centena de alunos do ensino básico

  • Notícia

    Notícia

Quatro turmas de quatro escolas públicas do 1.º ciclo do Porto têm, semanalmente, oportunidade de criar em ambiente de ateliê artístico tudo aquilo que possam imaginar. É esta a principal premissa do "Projeto de Criações Artísticas" implementado pela Câmara do Porto pelo segundo ano consecutivo.

A iniciativa envolve, neste ano letivo, 84 alunos das escolas básicas São João de Deus, Fernão de Magalhães, do Lagarteiro e da Alegria, onde decorrem os ateliês. Pressupõe a criação de projetos artísticos concebidos à medida de propostas do professor e alunos, através de um processo pedagógico de pesquisa e experimentação integrado no plano curricular da turma.

Transversal a várias áreas artísticas, o trabalho é desenvolvido, partilhado e executado com docentes e formadores/artistas, estes últimos com o papel de garantir a orientação e qualidade do processo e produtos artísticos. Em cada um dos projetos de turma cabem áreas como o teatro, a dança/movimento, a música, o vídeo/cinema de animação, a expressão plástica ou a construção de instalações.

A iniciativa expande-se para além das fronteiras dos ateliês em parcerias com diversas instituições da cidade, sendo a Associação de Ludotecas do Porto a entidade responsável pela dinamização, através da sua valência Centro Lúdico da Imagem Animada/ANILUPA.

Em dois anos, o "Projeto de Criação Artística" já envolveu 126 alunos do ensino básico e sete docentes. No total, são mais de 200 sessões criativas que resultaram em oito projetos diferentes, uma exposição e três performances.

Conheça em vídeo a opinião de vários participantes.