Cultura

Ateliers Municipais com candidaturas abertas a partir do dia 20 de julho

  • Notícia

    Notícia

#renato_cruz_santos_ateliers_municipais.jpg

O projeto dos Ateliers Municipais, aprovado por unanimidade na última reunião de Câmara, vai disponibilizar seis espaços a artistas visuais da cidade, com renda acessível, durante três anos. As candidaturas abrem a partir da próxima segunda-feira, dia 20, mas o regulamento já está disponível para consulta. 

Selecionadas através de concurso, serão admitidas candidaturas de artistas individuais, coletivos de artistas e candidaturas conjuntas de até dois artistas individuais.

O processo de candidatura aos Ateliers Municipais decorre de 20 de julho a 14 de agosto, e as candidaturas serão avaliadas por um júri externo, composto pela curadora Luiza Teixeira de Freitas, pelo artista Pedro Barateiro e pelo arquiteto e curador Sérgio Fazenda Rodrigues.

Geridos pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto, os Ateliers Municipais representam o novo eixo de apoio à criação artística contemporânea da plataforma InResidence, que visa aproximar artistas a oportunidades de trabalho em espaços da cidade do Porto.

Em 2020, o InResidence desdobra-se assim em dois projetos distintos: os Ateliers Municipais e os Espaços de Residência, iniciativa que agrega projetos culturais não municipais da cidade que acolhem residências, com alojamento, em múltiplas áreas artísticas de artistas nacionais e internacionais.

O primeiro polo dos Ateliers Municipais situa-se junto ao Túnel da Ribeira e contará com seis espaços de trabalho de diferentes áreas (de 13 a 45,8 metros quadrados), quatro nos Ateliers da Lada e dois no apartamento adjacente.

Projetado pelo arquiteto Virgínio Moutinho, o edifício dos Ateliers da Lada foi construído por ocasião do Porto Capital da Cultura 2001. Concebido originalmente para acolher artistas em residência, o espaço acolheu durante os últimos anos a Associação Nacional de Treinadores de Futebol, e recupera agora a função e missão originais do equipamento.

As candidaturas aos Ateliers Municipais deverão ser submetidas exclusivamente por via eletrónica, contendo todos os documentos indicados no regulamento do concurso, através do endereço de correio eletrónico plaka@agoraporto.pt.

Para mais informações sobre o projeto e o processo de candidatura, consulte o website do InResidence, assim como o aviso de abertura e regulamento do concurso.