Sociedade

Até ao fim do mês sobram motivos para visitar os mercados e feiras a decorrer na cidade

  • Notícia

    Notícia

mno_mercado_Natal_da_Alegria_Batalha_27.JPG

Miguel Nogueira

Este ano, a quadra natalícia terá, necessariamente, de ser vivida de forma distinta. Mas há tradições que podem ser mantidas, apesar das circunstâncias que se vivem. O Mercado de Natal do Porto está a decorrer, assim como outras feiras, e no comércio de rua as compras beneficiam de vales de desconto.

Há espaço de sobra na Baixa do Porto para respeitar o distanciamento físico enquanto se apreciam as iluminações de Natal. E há vários pontos de interesse para quem ainda procura aquele presente em falta.

Os mercados e feiras a decorrer na cidade nesta altura do ano são uma boa opção para as compras de Natal, ou simplesmente para dar um passeio. A oferta vai do artesanato e roupa aos acessórios e bijuteria, incluindo, claro, os doces e bebidas cujos sabores evocam as memórias de Natais passados.

A cumprir a terceira edição, o Mercado de Natal do Porto, na Praça da Batalha, não tem a habitual animação, mas disponibiliza uma vasta oferta nas bancas ocupadas por pequenos produtores e artesãos. O evento decorre até 31 de dezembro, das 10 às 20 horas de segunda a sexta-feira, e das 10 às 13 horas aos sábados e domingos. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o Mercado de Natal do Porto estará aberto entre as 10 e as 16 horas. (Veja a fotogaleria)

Até ao final de dezembro realizam-se outros mercados, feiras e eventos na cidade: diariamente, a Feira de Artesanato da Batalha (Largo de Santo Ildefonso, das 9 às 20 horas) e o Mercado da Ribeira (Cais da Ribeira, junto ao Pilar da Ponte Luís I, das 10 às 20 horas) também oferecem opções.

De 24 a 27 de dezembro e de 31 de dezembro a 3 de janeiro, na Praça de Parada Leitão, decorre o Mercado de Artesanato do Porto (das 10 às 18 horas). Na Praça de Carlos Alberto, todos os sábados, o Mercado Porto Belo realiza-se das 10 às 19 horas.

No dia 27 de dezembro, domingo, não vão faltar opções: o Mercado da Alegria estará no Jardim do Passeio Alegre das 10 às 18 horas; a Feira de Numismática, Filatelia e Colecionismo decorre na Praça de D. João I das 8 às 13 horas; e a Feira dos Passarinhos passa pelo Passeio das Fontainhas das 7 às 13 horas.

Descontos no comércio de rua

Para fazer as últimas compras, o comércio de rua, local e tradicional, também continua a representar uma boa opção – a conveniência da proximidade alia-se, este ano, ao desconto automático de dois euros por cada 20 euros gastos em compras.

Esta campanha, promovida pelo Município do Porto, em parceria com a Associação de Comerciantes do Porto, está sinalizada com um elemento colorido adicional nas montras dos estabelecimentos aderentes. Paralelamente, a campanha de incentivo à atividade comercial prevê também a oferta de períodos de estacionamento gratuito em quatro parques municipais da Baixa (Trindade, Silo Auto, Duque de Loulé e Alfândega).