Sociedade

Astronauta francês fotografa o Porto a partir do espaço e mostra fairplay

  • Cláudia Brandão

  • Notícia

    Notícia

Thomas_Pesquet_Porto_at_night.JPG

Thomas Pesquet

Thomas Pesquet está a bordo da Estação Espacial Internacional e aproveitou o Dia de Portugal para partilhar uma imagem a que poucos têm acesso: o Porto visto do espaço. A publicação no Facebook deixava um convite a visitar a cidade e um incentivo à seleção nacional de futebol para a revalidação do título europeu. Mais de 1,4 mil pessoas partilharam a fotografia.

Ainda que lá do alto a terra possa parecer muito semelhante, o astronauta francês garante que o Porto é “uma cidade fácil de fotografar e reconhecer graças à sua silhueta costeira”. Na imagem, Pesquet distingue o “Porto, cidade do porto ao longo do Atlântico e do Rio Douro”, lembrando que é daqui que o país recebe o seu nome, tal como o vinho. “Que outra cidade pode reivindicar isso?”, questiona, deixando o convite: “Vale a pena visitar, no mínimo”.

O astronauta, que comanda a “Missão Alpha”, aproveita ainda para desejar “boa sorte aos nossos amigos portugueses que vão tentar manter o título de Campeões Europeus”. “Vocês já tiveram mais um ano do que o normal, certo”, brinca, com fairplay, o francês [recorde-se que Portugal se sagrou Campeão Europeu em 2016 depois de ter derrotado a França na final].

Esta não é a primeira vez que Pesquet se rende ao Porto vista do espaço. Em 2017, já havia fotografado a cidade a mais de 400 quilómetros de altitude.

Além de Thomas Pesquet, outros três astronautas – dois norte-americanos e um japonês – viajaram a bordo do foguetão Crew Dragon, da SpaceX, em abril, em direção à Estação Espacial Internacional. A missão, com a duração de seis meses, prevê a realização de 232 experiências científicas e tecnológicas, entre as quais a utilização de embalagens comestíveis, o que vai permitir a redução de lixo na Estação, ou a instalação de novos painéis solares.

Segundo Pesquet, um dos grandes objetivos das missões na Estação Espacial Internacional é o avanço da conquista espacial, ajudando a desenvolver a tecnologia para que o Homem volte à Lua e chegue a Marte. Ao longo dos seis meses de duração da viagem, o astronauta francês vai partilhando fotos únicas na sua página no Facebook, assim como diários de bordo filmados.