Economia

Associação de Jovens Empresários celebra 35 anos com imagem rejuvenescida

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“São 35 anos de apoio às empresas, 35 anos de investimento nas empresas, 35 anos de promoção do empreendedorismo, 35 anos a alavancar clusters da moda e da tecnologia, 35 anos a ajudar a internacionalizar a economia portuguesa”. As palavras são do presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Alexandre Meireles, o anfitrião do aniversário que se assinalou ao final da tarde desta quarta-feira, 27 de outubro, com a nova identidade corporativa a ser projetada no claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória.

Enaltecendo todo o percurso pioneiro da ANJE, o presidente da Câmara do Porto acredita não ser “por acaso que a sua sede é conhecida por Casa do Farol”. “Estou certo que esta continua a ser uma casa de gente com visão, inconformada e inovadora”, afirmou Rui Moreira, para quem estas “são caraterísticas que associo muito à cidade do Porto e que precisamos de continuar a cuidar e a cultivar”.

“Do Porto para Portugal”, disse o presidente da autarquia, “a ANJE é a prova de que podemos ter uma associação com voz, com pensamento crítico e exigência, fomentando nos jovens portugueses a cultura do risco empresarial, dando-lhes toda a rede e a mentoria necessárias na criação dos seus negócios”.

Em dia de aniversário, Rui Moreira enalteceu o facto de, em 35 anos, a ANJE “nunca se ter acomodado, manteve-se jovem, inova todos os dias, criou novos programas adaptando-se à nova realidade que tão séria e severamente atingiu os jovens empreendedores”.

O autarca lembrava programas como o ReinventaPorto, uma parceria com o Município do Porto, que “já apoiou mais de 200 médias empresas da cidade na transição digital”, além de outros projetos que unem as duas instituições, nomeadamente “na criação de startups, na atração de investimento tecnológico e no desenvolvimento da inovação”, um quadro que, garante Rui Moreira, “queremos continuar a aprofundar”.

No final da mensagem de parabéns, o presidente da Câmara do Porto deixou o desafio para que a região tenha lugar na seleção dos melhores empresários que será feita pelas transições digital e energética. “Temos que deixar de dizer que somos os campeões, temos que querer ser campeões. E é isso que vocês são”, afirmou Rui Moreira.

Parceiros de sempre e para o futuro

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários reforçou a certeza de que “a Câmara do Porto tem sido o nosso principal parceiro nesta caminhada”. Esta parceria “é, seguramente, um dos marcos mais importantes do nosso mandato. Sendo verdade que a ANJE é uma associação de cariz nacional, é verdade que nascemos no Porto, a nossa casa é no Porto e é no Porto que nos sentimos em casa”, afirmou Alexandre Meireles.

Olhando para estes 35 anos em que foram “pioneiros do empreendedorismo em Portugal”, “uma das maiores redes de incubação”, “um dos maiores centros de formação para empresários” e que criaram “o maior evento de moda”, o Portugal Fashion (que este ano assinou um “acordo histórico com o Afreximbank que vai permitir a vinda de 40 designers por ano a Portugal e que os nossos designers portugueses tenham acesso a diferentes players africanos”), o presidente da ANJE lembrou a todos os presentes que a associação tem “o que toda a gente quer: somos jovens empresários, aqueles que estão a produzir riqueza hoje e que vão continuar a produzir riqueza amanhã”.

Um dos convidados para o 35.º aniversário da ANJE foi o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que afirma olhar para a associação como “um parceiro no desenvolvimento de uma cultura empresarial que o país precisa, de uma cultura de risco”, além de “um contributo inestimável para a valorização social do papel do empresário”.

Com os olhos no futuro, a Associação Nacional de Jovens Empresários “já se colocou na dianteira dos grandes desafios que temos pela frente: a internacionalização, o movimento para a digitalização” e a consolidação da “oferta portuguesa para que tenha maior dimensão”, considera o representante do Governo.

A cerimónia contou com a presença do vereador da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto, Ricardo Valente, além de representantes da Associação Empresarial de Portugal, da Associação Nacional das Industrias de Vestuário e Confeção, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, da Agência para a Competitividade e Inovação, entre outras.