Sociedade

Associação de Homens de Letras assinala 140 anos com homenagem a Rodrigues Sampaio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Na cerimónia que assinalou o 140.º aniversário da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP), que decorreu esta quarta-feira, foi feito um tributo ao patrono Rodrigues Sampaio, com a inauguração de um busto em frente à sede daquela instituição, na rua de Rodrigues Sampaio, no centro da cidade.

A iniciativa mereceu o apoio municipal, àquele que é considerado um dos maiores vultos do liberalismo português de oitocentos, jornalista e parlamentar. Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, que participou na sessão comemorativa, destacou “o acervo patrimonial, bibliográfico e memorialista” da associação, enquanto “instrumento fundamental para a preservação da memória e da identidade histórica do Porto”.

“É de assinalar o dinamismo desta Associação na edição e lançamento de livros, na organização de colóquios e debates e na programação regular de exposições e concertos. Com esta dinâmica curatorial, a Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto enriquece a agenda cultural da cidade e promove ativamente os seus criadores, escritores e pensadores”, referiu.

O vice-presidente da Câmara do Porto salientou, ainda, que para além da peça escultórica celebrar um vultos da política e do jornalismo oitocentista português, representa a “imprescindibilidade do jornalismo livre e plural para o funcionamento das sociedades democráticas”.

O anúncio da aquisição da biblioteca e do espólio de Óscar Lopes, figura destacada da cultura portuense e nacional do século XX, o lançamento do Prémio Rodrigues Sampaio, galardão bianual atribuído em parceria com a Câmara de Esposende e a apresentação do livro "O Panfletário Glorioso, Rodrigues Sampaio visto pelos seus camaradas", obra com organização, prefácio e notas de Manuela Espírito Santo, integraram a sessão comemorativa.

Participaram da cerimónia, o presidente da AJHLP, Francisco Mangas, o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, a vereadora da Cultura da Câmara de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal, o presidente da Fundação Eng.º António de Almeida, Augusto Aguiar Branco e vários membros da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

A Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto foi criada a 13 de outubro de 1882. É uma instituição de utilidade pública desde 1927 (decreto de 19 janeiro), tendo os seus primeiros estatutos sido redigidos por Sampaio Bruno. É a mais antiga Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do país e uma das mais antigas na Europa.