Desporto

Associação de Futebol do Porto mostra projetos e partilha preocupações com o Executivo Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), José Manuel Neves, abriu as portas da instituição que lidera ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e à vereadora do Desporto, Catarina Araújo.

O encontro serviu para o Executivo municipal se inteirar dos projetos e preocupações desta instituição centenária, principalmente no que concerne à formação de atletas. Note-se que, para além do futebol, a AFP se tem dedicado nas últimas décadas ao desenvolvimento de outras variantes, como o futebol feminino, o futsal, o futebol de rua e o futebol de praia.

Entre outros assuntos, José Manuel Neves mostrou as suas reservas quanto às novas regras do mercado de transferência de jogadores, que poderá agravar ainda mais a situação financeira dos clubes.

Para além disso, o presidente da AFP explicou o trabalho que a associação tem desenvolvido no âmbito do apoio aos clubes em contexto pandémico, tendo já neste ano, quando a retoma das competições desportivas, anunciado, entre outras medidas, a disponibilização de testes à covid-19 gratuitos e a isenção do pagamento de inscrições dos atletas.

Recorde-se que o Município do Porto tem posto em prática diversas ações de apoio ao desporto na cidade para minimizar o impacto da pandemia e das medidas restritivas aplicadas à atividade desportiva. Entre essas ações, destaque para a Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto - Covid-19, o Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, a isenção de taxas a todos os clubes e associações que utilizam os equipamentos municipais geridos pela Ágora (medida que se mantém em vigor até final deste mês de julho) ou o pagamento integral das inscrições aos atletas integrados nos escalões de formação. Em abril, somou-se, ainda, a este pacote um apoio extraordinário denominado “Retoma Desporto” que disponibilizou, de forma simples e rápida, 70 mil euros a clubes e associações desportivas da cidade para a aquisição de material desportivo e médico-desportivo.