Desporto

Assista hoje em direto na RTP à Porto Super Special Stage do Rally de Portugal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

É já a partir das 19 horas deste sábado que os pilotos do Rally de Portugal vão acelerar na Super Especial citadina, num traçado em redor do Forte de São João Baptista, na zona da Foz do Douro. Com transmissão em direto garantida pela RTP e SportTV, siga toda a espetacularidade da prova sem sair de casa, pois nesta edição não está autorizada a presença de público.

O traçado vai pouco além de 1 km, mas será a soma de três voltas, onde se incluem duas zonas de piões, duas chicanes e um salto, a determinar o vencedor da prova, ao longo de 3,3 km cronometrados.

A 54ª edição do Rally de Portugal arrancou oficialmente na quinta-feira, com a realização do shakedown em Paredes e a partida simbólica em Coimbra. Contudo, foi a partir de ontem, sexta-feira, que os pilotos do WRC aceleraram com as passagens por Lousã, Góis e Arganil. Antes de regressar a norte para a Super Especial de Lousada, a quarta etapa do Mundial de Rali 2021 passou ainda por Mortágua, pela primeira vez em 20 anos.

Ao final do primeiro dia lidera o estónio Ott Tänak (Hyundai), que beneficiou dos azares dos companheiros de equipa Dani Sordo e Thierry Neuville.

Neste sábado, a competição parte de Vieira do Minho, seguindo depois para a Serra da Cabreira e Amarante, fechando o dia, com a Porto Super Special Stage. Embora sem presença de público, a classificativa será transmitida em direto pela RTP2 e pela SportTV2, a partir das 19 horas. Antes, e em jeito de aquecimento, haverá uma prova de Clássicos Desportivos, envolvendo 27 concorrentes, incluindo a famosa Renault 4L guiada por António Pinto dos Santos.

O Vodafone Rally de Portugal completa-se no domingo com mais cinco especiais, em Felgueiras, Montim e Fafe, regressando depois a Matosinhos para a cerimónia de pódio.

Condicionamentos de trânsito

Relembramos que, devido à realização da prova, haverá restrições ao trânsito em todas as artérias de ligação à zona da prova. A partir das 12 horas, o trânsito será mesmo proibido nas Avenidas de Montevideu e do Brasil, em ambos sentidos, do Castelo do Queijo até ao Jardim do Calém (Fluvial). Em alternativa, todo o trânsito de atravessamento da zona marginal e ribeirinha será desviado para o “Percurso Recomendado”.

No entanto, a Câmara do Porto possibilita o acesso de residentes e comerciantes a este perímetro, bem como de cargas e descargas, com a ressalva de que será realizado mediante controlo policial, em respeito pelas indicações que as autoridades determinarem no local.

Nenhum estabelecimento comercial ou alojamento hoteleiro será, por isso, impossibilitado de receber clientes, desde que siga a sinalética vertical com informação referente aos percursos pedonais alternativos.

No entanto, entre as 18,30 e as 22,30 horas do dia 22, período durante o qual se vai disputar a prova, o movimento de carros no interior da zona condicionada é fortemente desaconselhado.

Para o esclarecimento de dúvidas da população e comerciantes locais, a Câmara do Porto disponibiliza a Linha Porto. 220 100 220, com a opção 5 dedicada ao Rali. A linha está ativa nos dias úteis e no sábado da prova, entre as 9 e as 19 horas.

Está ainda disponível uma linha complementar, assegurada pela Polícia Municipal, através do número móvel 939 012 402. Esta linha garante o atendimento de segunda a sexta-feira, entre as 7,30 e as 20,30 horas, e aos fins de semana das 9 às 18 horas.