Economia

Ponte do Infante já tem solução de manutenção

  • Notícia

    Notícia

Foi assinado esta sexta-feira, em Vila Nova de Gaia, o memorando de entendimento sobre a manutenção da Ponte do Infante, entre as autarquias do Porto, Vila Nova de Gaia e a empresa Infraestruturas de Portugal (IP), na presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Este entendimento terminou o impasse que vigorava há algum tempo, tendo ficado decidido que a autarquia do Porto ficaria encarregue da primeira fase da manutenção da ponte e que a segunda fase ficaria a cargo da Câmara de Gaia, por motivos de simplificação do processo de contratação.

O edil do Porto adiantou que as obras devem estar terminadas no Verão. A empreitada foi estimada em 80 mil euros e visa trabalhos de reparação do piso, iluminação e desgaste da estrutura.

A ponte que liga o Porto a Gaia foi inaugurada em março de 2003 e foi batizada Ponte Infante D. Henrique, sendo mais conhecida por Ponte do Infante. Foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte Luís I, entretanto convertida para uso da "Linha Amarela" (Hospital de São João/Santo Ovídio) do Metro do Porto.

Os responsáveis autárquicos avançaram que o próximo procedimento de manutenção e reparação possa ocorrer num período "de quatro a cinco anos".