Sociedade

Assembleia Municipal lamenta falecimento do arquiteto Pedro Balonas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Assembleia Municipal cumpriu, esta segunda-feira à noite, um minuto de silêncio em memória do arquiteto Pedro Balonas, que faleceu este sábado, aos 56 anos, vítima de um aneurisma. Foi responsável, entre muitos projetos na cidade, pela reabilitação da Praça de Lisboa, junto à Torre dos Clérigos, obra que lhe valeu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2013.

Natural de Coimbra, Pedro Balonas era alumni da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), instituição onde se formou. A sua vasta obra como arquiteto contemplou, igualmente, vários empreendimentos habitacionais na cidade, para além de ser responsável pela requalificação da zona ribeirinha do Porto e Gaia. Ultrapassou fronteiras, com destaque para Moçambique, onde venceu, em 2015, o Concurso Nacala Cidade Aeroportuária.

Foi galardoado com vários prémios e concursos nacionais e internacionais, entre os quais o concurso do Hospital de Braga, em 2007, e o de ideias para a “Frente Ribeirinha do Porto”, em 2008. Mas o seu primeiro prémio foi em 1990, ainda enquanto estudante, ao vencer o primeiro Concurso Europeu de Arquitetura para Edifícios Sustentáveis, promovido pela UNESCO.

Entre as centenas de obras desenvolvidas pessoalmente ou no âmbito da empresa, Pedro Balonas deixou algumas que se tornaram emblemáticas, tais como a Estação de Comboios de Ermesinde, o edifício Bicalho [em Massarelos], a Antiga Destilaria do Álcool em Vila Nova de Gaia, o Instituto Ibérico de Nanotecnologia e o Novo Hospital de Braga, a sede do Banco Access Bank em Maputo, Moçambique, assim como pequenas pérolas como a Casa Osório de Castro em Vila Nova de Gaia.

O voto de pesar, apresentado na sessão ordinária da Assembleia Municipal desta segunda-feira à noite, foi proposto pelo grupo municipal do PSD, tendo sido aprovado por unanimidade.