Política

Assembleia Municipal aprova votos de pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio e João Viana Jorge

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_assembleia_municipal_27_setembro_2021_4.jpg

Porto.

A Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, dois votos de pesar pelo falecimento do antigo Presidente da República Jorge Sampaio e do resistente antifascista João Viana Jorge.

Na sessão ordinária da Assembleia Municipal, que decorreu na segunda-feira à noite no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, foram aprovados por unanimidade os votos de pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio e João Viana Jorge, propostos pelos grupos municipais do PS e CDU, respetivamente, tendo sido cumprido um minuto de silêncio em memória das duas personalidades.

“Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, faleceu no passado dia 10 de setembro. Homem de causas e valores, dedicou toda a sua vida ao bem comum, ao combate à ditadura, à defesa dos presos políticos, à consolidação democrática, ao serviço da causa pública enquanto deputado do Partido Socialista, autarca da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da República, sempre alinhado com os princípios da dignidade, da tolerância e do humanismo”, sublinhou Maria Laranjeira Vaz.

“Este é um momento de profunda tristeza pela perda de um dos maiores representantes dos valores da democracia, da liberdade e da solidariedade. Recordaremos eternamente Jorge Sampaio como uma das personalidades mais notáveis da vida política nacional, que deixa um legado incomparável na construção do país que hoje conhecemos”, concluiu a eleita socialista.

O voto de pesar foi acompanhado por todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal. “O movimento Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido associa-se e subscreve o voto de pesar por Jorge Sampaio. Lembro-me do seu papel na libertação de Timor e do seu povo. A forma como se empenhou, praticamente até vésperas da sua morte, na causa dos refugiados. Sincero na forma de estar e coabitar com os demais, não escondeu o seu lado mais humano, demonstrando que vulnerabilidade é coragem. As suas virtudes de humanista, promotor de consensos, homem bom, são exemplo, inspiração, que deveriam ser comuns a todos os homens, a todos os políticos, a todos que servem a causa pública”, declarou Nuno Caiano.

Pelo Bloco de Esquerda, Susana Constante Pereira frisou que Jorge Sampaio “foi um presidente que nos marcou a todos”, acrescentando: “Numa altura da nossa vida coletiva que seria impossível não aprender o que é cidadania, com o posicionamento que nos levou a todos a tomar em relação a Timor-Leste. Com o papel que teve na defesa dos direitos humanos. Não podia deixar de destacar o ativismo de Jorge Sampaio pela redução de danos e minimização de riscos. Esteve presente na conferência internacional de redução de danos que aconteceu aqui no Porto – conferência onde foi anunciada a criação da sala de consumo assistido que felizmente, em breve, veremos tomar forma na cidade. Jorge Sampaio teve um papel importante neste domínio, alertou para a importância de mais e melhores políticas para as dependências. As organizações no terreno tinham nesta figura um apoiante muito importante.”

Pesar pelo resistente antifascista João Viana Jorge

Foi igualmente aprovado um voto de pesar pelo falecimento de João Viana Jorge, resistente antifascista e sócio-fundador da UNICEPE – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto. “Gostaria de recordar o João Viana Jorge como um homem que durante a ditadura não teve medo e esteve no combate à ditadura. Um homem profundamente ligado ao Porto, onde desenvolveu a sua atividade e contribuiu para o aparecimento de um conjunto de coletividades nomeadamente na área cultural, mas também da comunicação social”, sublinhou o deputado municipal Rui Sá.

“Principalmente, queria recordar um homem que era de uma jovialidade imensa, de uma enorme generosidade, de um sentido de ironia e mordaz nos seus comentários, amigo dos seus amigos, e que por estas características conseguia ter amigos em todos os quadrantes políticos, que reconheciam nele um exemplo de coerência e de verticalidade”, concluiu o eleito da CDU.