Política

Assembleia Municipal aprova votos de pesar pelo falecimento de António Cardoso e Vítor Fernandes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#gc_assembleia_21_06_21_01.JPG

Guilherme Costa

A Assembleia Municipal aprovou dois votos de pesar, por unanimidade. Um pelo falecimento de António Cardoso Pinheiro de Carvalho, professor jubilado da Universidade do Porto e diretor do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, e outro pelo falecimento de Vítor Fernandes, que em 1999 criou a drag queen Natasha Semmynova.

O voto de pesar pelo falecimento de António Cardoso Pinheiro de Carvalho foi apresentado, na sessão desta segunda-feira, pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido. Nascido em Amarante em 1932, o professor da U.Porto faleceu a 3 de junho, aos 89 anos de idade, no Porto.

“O trabalho desenvolvido para a tese de doutoramento conduziu à doação do legado de Marques da Silva à Universidade do Porto, formalizada no testamento da arquiteta Maria José Marques da Silva (24 de Junho de 1993), sua herdeira, e que resultou na criação, em 1994, do Instituto Arquitecto José Marques da Silva, hoje Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva”, salientou o deputado Raul Almeida, na apresentação do voto de pesar, em que também recordou António Cardoso Pinheiro de Carvalho como alguém que sempre conciliou os seus interesses artísticos com a vertente pedagógica, não tivesse sido ele um dos dinamizadores da Telescola e, mais tarde, professor de História de Arte na Faculdade de Letras da U. Porto.

Orientador de inúmeras teses de doutoramento e de mestrado, e júri de provas universitárias, António Cardoso Pinheiro de Carvalho que, no início da sua idade adulta “foi o elo de ligação entre a galeria portuense e a Biblioteca-museu de Amarante”, desenvolveu ao longo da sua carreira muitas outras atividades, em que se contam a participação em conferências e em mesas redondas nos mais diversos fóruns e espaços culturais, “a colaboração em estágios pedagógicos no Grande Porto, a publicação de vários livros”, ou, ainda, “os estudos e trabalhos sobre Amadeo de Souza Cardoso”, destacados entre os exemplos enumerados pelo deputado municipal Raul Almeida.

Pelo Bloco de Esquerda, a deputada Susana Constante Pereira apresentou o voto de pesar pelo falecimento de Vítor Fernandes, que “criou Natasha Semmynova em 1999, uma das drag queens mais conhecidas das noites do Porto”.

Nascido no Porto em 1980, “foi figura incontornável da cidade muito antes da sua participação no programa ‘The Voice Portugal’”, afirmou a deputada. “Viveu na vanguarda do transformismo em Portugal, pela estética que adotou e pela forma como inscreveu a sua arte: era mestre-de-cerimónias no ‘Porto Drag Festival’, atuou em bares da cidade como o Boys'r'us, o Moinho de Vento, Café Lusitano ou o Him/Syndikato”, tendo sido também um dos rostos da festa ‘Porto Pride’, e, nos últimos anos, presença assídua em sessões do ciclo Quintas de Leitura, do Teatro Municipal do Porto.

Vítor Fernandes, que trabalhava como maquilhador profissional, morreu a 15 de junho aos 41 anos, vítima de cancro no pulmão.