Sociedade

Assembleia Municipal aprova voto de pesar pelo falecimento do comendador Rui Nabeiro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_AM_20_3_2023_04.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Assembleia Municipal aprovou, esta segunda-feira à noite, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do comendador Rui Nabeiro. Associando-se às muitas homenagens que são prestadas por estes dias ao empresário, todos os deputados municipais reconheceram que "Portugal perdeu um dos seus melhores".

Nascido em Campo Maior, Manuel Rui Azinhais Nabeiro tornou-se um empresário de sucesso na área da comercialização de café. O Grupo Nabeiro-Delta Cafés é líder em Portugal, exportando 30% da sua produção para 40 países. Emprega quase quatro mil pessoas.

Antes do 25 de abril foi nomeado por duas vezes presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, mandatos que nunca terminou por incompatibilização, nomeadamente com o Governador Civil de Portalegre. Já em democracia foi eleito presidente da Câmara em 1977 e reeleito duas vezes, pelo PS, permanecendo no cargo até 1986.

Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial, Rui Nabeiro "tornou-se num exemplo inspirador, um dos maiores e melhores empresários portugueses com um espírito transformador capaz de criar riqueza e de a colocar ao serviço da comunidade, sempre com sensibilidade social, tornando-o numa das figuras mais consensuais do nosso tempo", tal como se pode ler no voto apresentado pelo PS.

Os deputados municipais cumpriram um minuto de silêncio em memória de Rui Nabeiro.