Política

Assembleia Municipal aprova voto de pesar pela morte de Almeida Henriques

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

#mno_viseu_02.jpg

Miguel Nogueira / Arquivo

A Assembleia Municipal do Porto aprovou nesta segunda-feira, por unanimidade, um voto de pesar e cumpriu um minuto de silêncio pela morte do presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, aos 59 anos, vítima de covid-19.

O voto de pesar foi apresentado pelo PSD, tendo sido subscrito pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido e também pelo Partido Socialista.

Advogado de profissão, António Almeida Henriques destacou-se no mundo empresarial, tendo sido agraciado, em janeiro de 2006, com a comenda da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial.

Militante do PSD desde os 14 anos, teve igualmente uma participação muito ativa em diversas instituições culturais, sociais e científicas da cidade e região de Viseu.

Foi deputado à Assembleia da República entre 2002 e 2013, exerceu funções como secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional no XIX Governo liderado por Pedro Passos Coelho. Deixou o cargo para se candidatar a presidente da Câmara Municipal de Viseu, para que foi eleito em outubro de 2013.

Almeida Henriques morreu a 4 de abril, no Hospital de São Teotónio, em Viseu, não resistindo às complicações decorrentes da covid-19.