Proteção Civil

Assembleia Municipal aprova passagem de Batalhão a Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A Assembleia Municipal aprovou, ontem à noite, por unanimidade, a alteração da designação de Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) para Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto. Todas as bancadas, sem exceção, não deixaram de elogiar esta mudança e o trabalho desenvolvido pelos soldados da paz em prol da segurança das pessoas, dos bens e do ambiente na área do Município do Porto.

Depois da aprovação, também por unanimidade, em reunião de Executivo, da proposta assinada pela vereadora dos Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Proteção Civil, Catarina Araújo, foi ontem a vez da Assembleia Municipal se pronunciar favoravelmente, tornando efetiva a mudança no segundo maior e o segundo mais antigo corpo de bombeiros de Portugal, com 294 anos de história.

Neste momento, o agora Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto conta com 383 elementos (341 da carreira de bombeiros superior e 42 da carreira geral/civil). Desde 2018, que foi sendo reforçado o número de efetivos, possibilitando, conforme assinalava Catarina Araújo, “o restabelecimento da cadeia de comando e o robustecimento da estrutura operacional”.

Por outro lado, no que diz respeito aos recursos materiais e infraestruturas, “a Unidade tem vindo a ser reforçada com viaturas e equipamentos que permitiram, não só substituir os meios mais obsoletos e ineficientes, mas também aumentar a operacionalidade com novas valências na área da proteção e socorro”, sublinha a proposta aprovada por unanimidade na noite de segunda-feira.

Assim, “a alteração de designação é uma progressão natural desta Unidade, face ao panorama nacional”, tornando-se este o segundo regimento de sapadores bombeiros, depois do de Lisboa.

Com esta alteração, o agora Regimento de Sapadores Bombeiros passa também a ter uma nova imagem gráfica.