Desporto

Assembleia Municipal aprova aquisição de terreno onde vai surgir o Parque e Jardim da Ervilha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_visita_clubes_foz_pasteleira_22.JPG

Porto.

Proposta aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal permitirá dotar o Futebol Clube da Foz de um campo com as medidas regulamentares, integrado num novo parque urbano.

Um anseio de longos anos está mais perto de se tornar realidade para o Futebol Clube da Foz, cujas perspetivas de ter um campo de futebol com as medidas regulamentares conheceu novo impulso na sessão extraordinária da Assembleia Municipal desta segunda-feira à noite.

Foi aprovada, por unanimidade, a proposta de aquisição de um terreno naquela zona, por 1,4 milhões de euros, que vai possibilitar a construção da infraestrutura desportiva adequada para as ambições do clube, substituindo o velhinho Campo da Ervilha. É a primeira de várias parcelas que a Câmara do Porto pretende adquirir, para ali criar o Parque e Jardim da Ervilha.

“A intenção, obviamente, é ir adquirindo estas parcelas. As que já pertencem ao Município e ao clube já permitem efetuar o campo com as medidas. Permitem realizar o sonho com muitos anos do clube da Foz. Isso está assegurado, é uma realidade que vai acontecer”, frisou o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

Esta aquisição insere-se numa lógica de investimento em infraestruturas desportivas por toda a cidade, realçou: “A cidade detinha o Campo do Viso e o Campo dos Choupos; ficou dotada do Campo do INATEL, de um novo campo no Parque da Cidade, onde decorre a construção dos balneários. Temos hoje em dia também o Campo da FADEUP. Visitámos recentemente as obras do Campo do Outeiro, uma aspiração que a cidade tinha há muitos anos. Temos este Campo do Foz, teremos o Campo de Justino Teixeira, e temos uma série de obras negociadas com outros clubes da cidade, nomeadamente para o Campo da Pasteleira e para o Estádio Universitário.”

“Este trabalho compreende não só o investimento em estruturas municipais, ou neste caso aquisição de terrenos para podermos realizar, como fizemos no Campo do Outeiro, e dotar a cidade das infraestruturas que faziam falta. Mas também temos apoiado os clubes a melhorar as suas infraestruturas. Faz parte de uma estratégia que temos vindo a realizar. Já há muito no terreno, algo em construção, e outros que temos vindo a aprovar”, sublinhou.

Um novo parque urbano

Paralelamente ao campo de futebol, a intenção da autarquia é proceder ao arranjo paisagístico da área envolvente, criando o Parque da Ervilha, que contemplará a renaturalização da Ribeira da Ervilha.

“É uma ideia para o espaço, que contempla o parque com uma perspetiva desportiva. Está inserido numa proposta aprovada no Plano Diretor Municipal de um novo parque urbano naquela zona”, indicou Filipe Araújo.

A aquisição do terreno foi aprovada por unanimidade, com elogios de todas as forças políticas. “Fui atleta do Foz e tenho um afeto especial pelo clube. É uma ambição com décadas. É agora que se materializa. Isto vai além do futebol, incorpora ambição e programa deste Executivo: inclusão social, coesão, sustentabilidade”, congratulou-se Nuno Caiano, do grupo Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido.

“O Futebol Clube da Foz tem 87 anos e merece todo o apoio. Quanto à aquisição daquele terreno, sendo que parte dele já está a ser ocupado pelo Campo da Ervilha, virá beneficiar bastante o Futebol Clube da Foz, que passará a ter instalações para o desenvolvimento das suas atividades. Tendo em conta que a área está qualificada no PDM como área verde para equipamentos, o valor de 1,4 milhões de euros não nos parece desajustado”, reconheceu Alfredo Fontinha, do Partido Socialista.

Pelo Bloco de Esquerda, Joel Oliveira destacou o “papel extremamente importante no desenvolvimento saudável da juventude” que os clubes desempenham. “A aquisição deste equipamento desportivo de proximidade será um passo no sentido certo”, afirmou a deputada do PAN, Bebiana Cunha.