Sociedade

Ascendi abre instalações na antiga Litografia Lusitana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Ascendi_01.JPG

DR

A concessionária de autoestradas Ascendi acaba de inaugurar as novas instalações na zona da Boavista, nas antigas instalações da Litografia Lusitana. Com uma área bruta de 4.122 m2, o espaço terá ponto de atendimento ao público, passando a partir de agora a ser possível aos clientes agendar o atendimento para evitar tempos de espera.

Presente na abertura de portas, o vice-presidente da Câmara do Porto sublinhou que “a Ascendi escolheu não só vir para o Porto, mas também reabilitar um espaço que tem a sua história na cidade e isso enche-nos de orgulho”. Para Filipe Araújo, o foco na sustentabilidade do espaço e na perspetiva ambiental traz ainda mais valor à reabilitação.

“Ficamos extremamente contentes de hoje ver um edifício como este reabilitado, com estas condições e ocupado com as centenas de trabalhadores que já se encontram por cá há alguns dias e que certamente contribuirão e muito para animar esta zona da cidade”, acrescenta.

Projetado pelo arquiteto André Costa de Almeida, o edifício da nova sede da Ascendi “foi desenvolvido a pensar especialmente nas pessoas para que todos estejam conectados e de forma que a circulação de informação atravesse todo o espaço, sem barreiras e com transparência”.

No exterior, a atenção foi para os fluxos pedonais e para a permeabilidade do espaço, onde agora existem zonas verdes de prado regado, estrato arbustivo e arbóreo. A intenção foi reduzir as zonas pavimentadas, diluindo-as nas zonas verdes ocupadas por espécies resistentes e adaptadas às condições envolventes.

Em comunicado, a concessionária afirma que as novas instalações “fomentarão uma nova dinâmica de trabalho e a adoção de metodologias mais ágeis”.

O presidente do conselho de administração da Ascendi, Luís Silva Santos, não tem dúvidas de que “decidimos que o melhor era centralizar tudo num ponto, na cidade. Foi neste edifício, na antiga Litografia Lusitana, que visualizamos esta possibilidade e é com especial satisfação que aqui nos encontramos já instalados, passados que são apenas dois anos e meio após a nossa primeira visita a este local”.