Cultura

As peças associadas ao ritual do chá são tema de conversa no Objeto e seus Discursos desta semana

  • Notícia

    Notícia

#DR_Objeto_20_veilleuse.jpg

Uma Veilleuse da Vista Alegre dá o mote para a sessão de Um Objeto e seus Discursos por Semana que, no próximo sábado, tem lugar no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, pelas 18 horas.

Peça fundamental associada ao ritual do chá, a Veilleuse é um objeto composto por um bule e uma base com lamparina, que surge frequentemente no quotidiano utilitário oitocentista.

O termo tem origem francesa na palavra "veill", que significa "desperto", justificando a dupla funcionalidade do objeto: a feitura do chá e a manutenção da sua temperatura durante um alargado período de tempo.

Devido a essas características, a peça surge muito associada aos cuidados de saúde das pessoas enfermas.

A Veilleuse que estará no centro da conversa desta semana é uma produção da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, do século XIX, e pertence ao acervo do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, na Rua de Entre-Quintas 220, junto ao Palácio de Cristal. 

A proposta do ciclo municipal é a de uma viagem no tempo, na qual se abordam as tradições milenares do ritual do chá, com a insigne perita Thuy Tiên, nascida, crescida e criada no berço do chá milenário - o Vietname nas fronteiras com a China e o Laos - e uma recordação da primeira fábrica de cerâmica de Portugal através de um dos seus ceramistas modeladores, Manuel Morgado, sob moderação de Ana Bárbara Barros, museóloga da Câmara do Porto.

A programação completa do ciclo "Um Objeto e seus Discursos por Semana", cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.