Economia

As novas exigências do consumidor e a campanha digital de Barack Obama em março no Porto

  • Notícia

    Notícia

Das novas exigências do consumidor à campanha digital de Barack Obama, as últimas tendências do marketing vão estar em março em Matosinhos e no Porto, na QSP Summit, uma das mais importantes conferências europeias do sector.

"Understanding Consumer" é o tema da 11ª edição da maior
conferência de marketing da Península Ibérica e uma das mais relevantes na
Europa, que este ano se realiza a 23 de março, na Exponor. A QSP Summit, que
atrai mais de mil marketeers, empresários e gestores de todo o país e do
estrangeiro e contará este ano com a participação de oradores de renome
internacional, como Paco Underhill; Kyle Nel; Li Huang; Thomas Ramsoy; Harper
Reed e Farah Bezner.


Nesta edição, a organização pretende debater as profundas
mudanças do consumidor e como estas se refletem nos comportamentos e locais de
compra, questionando sobre as reações e estímulos dos consumidores, quais as
mudanças que as lojas terão de assumir e quais são as principais tendências do
mercado.


Apoiada pelo segundo ano pela marca Porto., o que inclui a
presença de um stand do Município na área de exposição e a receção dos oradores
por parte do presidente da Câmara do Porto, a conferência aborda temas como a
ativação de marcas, design de produto, linguagem das marcas, proteção de dados,
novas soluções tecnológicas, distribuição de conteúdos, consumidor dos mercados
emergentes, inteligência artificial, marcas emocionais, digitalização da saúde,
construção e gestão de equipas, cultura organizacional e planos de marketing
disruptivos.


O evento conta com oradores de topo mundial, quer no palco
principal, quer nos Worklabs, Trends Forum e no Disruptive Hall. Entre eles, Paco
Underhill é antropólogo especialista em comportamento de compra, sendo um dos
mais reputados a nível mundial. É ainda Presidente Fundador da Envirosell,
empresa de consultoria e pesquisa comportamental focada em ambientes
comerciais, com sede em Nova Iorque.


Outra presença importante é a de Li Huang é especialista em
psicologia do poder, criatividade e negócios. Tem vários artigos publicados em
revistas académicas, como o Academy of Management Journal, Organizational
Behavior and Human Decision Processes, Psychological Science, Social Psychological
and Personality Science e Behavioral and Brain Sciences. A sua pesquisa tem sido
reconhecida pela comunidade científica.


Ainda entre os principais oradores, destaque para Kyle Nel,
que é Fundador e Diretor Executivo da Lowe's Innovation Labs (da Lowe's
Companies, Inc.), liderando uma equipa responsável por conduzir a estratégia, inovação
e crescimento da empresa. A sua paixão por gerir recursos humanos levou-o a
criar uma metodologia e uma rede global de pessoas que impulsionam a empresa em
novas direções, preparando- a, constantemente, para o futuro.


Aguardada com grande espetativa é a presença de Harper Reed,
um engenheiro tecnológico norte-americano, trendsetter e empreendedor. Tem sido
considerado como um "pioneiro tecnológico", "feiticeiro digital" e "difícil de
perder uma plateia". Atualmente é Head of Commerce na Braintree, empresa do
Grupo PayPal, e assume-se fascinado pela forma como a tecnologia continua a
moldar-se, transformar-se e a capacitar o comportamento humano. Em 2012, Harper
Reed foi responsável pelo desenvolvimento da comunicação online e programa Get Out
The Vote da campanha de Barack Obama. Como Chief Technology Officer da Sede de
Campanha de Obama em Chicago, Harper Reed assegurou a engenharia da campanha
política mais sofisticada de todos os tempos.


Thomas Ramsøy é outra das "estrelas" desta edição. Cconsiderado
uma das autoridades mundiais em Neurociência Aplicada - na análise da forma
como empregamos as mais recentes ferramentas e insights da Neurociência, para
melhor entender e afetar comportamentos. No seu trabalho, Thomas Ramsøy é
consultor das maiores empresas do mundo, a Google ou o Facebook, assim como de agências
governamentais, provocando efeitos diretos no desenvolvimento de produtos e
compreensão do consumidor.


Finalmente, entre os oradores principais, conta-se Farrah
Bezner, que é disruptiva e, incansavelmente, focada em identificar novas formas
de construir poderosas e autênticas conexões com o consumidor, que aprofundem a
afinidade da marca e criem valor empresarial. Recentemente liderou o
desenvolvimento de The Patch (da Sour Patch Kids), um programa que apoia os
músicos emergentes, com experiência de estrada, inserindo-os numa comunidade de
criativos com ideias semelhantes. Antes desse projeto, Farrah Bezner liderou
programas de transformação para marcas icónicas como a Philadelphia Cream
Cheese e a Trident. Atualmente é Head of New Business Ventures para a Mondel?z International.


David Shing, que em 2016 esteve na QSP Summit, regressa este
ano, não como orador principal, mas para um workshop diferente e aguardado com
grande expetativa.


Mais informação sobre este fórum podem ser consultados em www.qspmarketing.pt/summit,
plataforma onde é também possível proceder à inscrição.