Cultura

As Noites de Boris trazem mais 3 curtas ao pré-BEAST

Três curtas metragens de Leste são apresentadas na noite desta quarta-feira, dia 23, no Árvore Restaurante (Cooperativa Árvore), em mais uma das "Noites De Boris" com que o Cineclube do Porto tem vindo a fazer o aquecimento para o BEAST - International Film Festival, a inaugurar em setembro.

Esta sessão, de acesso livre e com início às 22 horas, abre com "Ballkoni / Varanda", realizado no Kosovo em 2013 por Lendita Zeqiraj. A película, de 20 minutos, foi realizada em apenas uma longa cena e foca um grupo de locais cuscos que começam uma conversa absurda quando se vêem numa confusão à volta de um rapaz sentado numa varanda.

Segue-se a coprodução romeno-moldava "The Flavours Collection / Coleção de Aromas" (2013), de Igor Cobileanski, com 14 minutos, vencedora do Grande Prémio no Festival de Curta de Praga de 2015.

A mãe de Victor está doente e precisa desesperadamente de um medicamento. Quão longe vais quando não tens dinheiro, mas queres ajudar a tua mãe?

O final da última Noite de Boris é feito com "Fragments / Fragmentos" (2014), da polaca Aga Woszczynska. Ao longo de 25 minutos, uma coleção de cenas com pouca ligação entre si descrevem o fim de um relacionamento e o colapso do mundo a que a personagem feminina desesperadamente se agarra. Anna e o marido têm trabalhos bem pagos, sexo intenso e correm todas as manhãs. Vivem com conforto, mas em monótonas vidas burguesas. O que faz Anna cair aos poucos.

Esta iniciativa serve, ainda, de apresentação da primeira edição do BEAST, que tem lugar no Teatro Municipal do Porto entre 21 e 24 de setembro, e que será dedicada à Polónia.