Sociedade

As caixas de eletricidade da Rua das Flores estão mais coloridas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os novos trabalhos resultam do open call do Programa de Arte Urbana lançado pela empresa municipal Ágora para a intervenção anual em equipamentos dispostos ao longo da artéria. Sob o mote dos “500 anos da Rua das Flores”, 24 caixas de distribuição de energia elétrica saúdam o novo ano com novas cores.

Em 2021, foram recebidas 16 propostas de um total de 14 artistas de cinco nacionalidades, todos residentes em território nacional, para intervenções artísticas em 24 caixas de distribuição de energia elétrica. O júri selecionou as propostas de Guilherme Sommermeyer, Isa Silva, Isabella e Justin, Isadora Machado, Ricardo Ciriaco Almeida Macedo e Tiago de Carvalho.

Os trabalhos já podem ser apreciados ao longo desta rua histórica do centro da cidade.

Inaugurado em 2014, por iniciativa da Câmara do Porto, o Programa de Arte Urbana do Porto pretende contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado.

Todos os anos, os artistas visuais são convidados a apresentar propostas para tornar mais colorida a cidade, com a inscrição dos seus traços, cores e desenhos em espaços do Porto. No cômputo geral já foram já realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público, entre obras de caráter efémero ou permanente, envolvendo mais de seis dezenas de artistas.