Ambiente

Árvores classificadas em Montevideu suspeitas de terem sido injetadas com pesticidas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto participou às autoridades, ao início da tarde desta sexta-feira, a descoberta de furos de grande dimensão em, pelo menos, 19 árvores, alguma das quais classificadas da Avenida Montevideu. A autarquia confirma a suspeita de que os buracos - possivelmente abertos com recurso a uma broca ou equipamento semelhante - tenham sido usados para inserir pesticidas “com intenção de matar”.

"Muito preocupado", o presidente da câmara sublinha que "algumas espécies arbustivas foram mortas por mão humana e terão de ser substituídas". "Mais grave é a situação dos metrosideros - árvores classificadas de grande valor patrimonial - que, por acção semelhante, sofreram danos cujas consequências a longo prazo são difíceis de avaliar, apesar das medidas de mitigação", acrescenta Rui Moreira.

O presidente da Câmara do Porto considera haver "mão criminosa com algum conhecimento técnico que está a causar este dano ambiental e patrimonial", "seja porque não gosta de árvores, porque lhe reduzem a vista, seja por vandalismo ou apenas porque sim".

Neste momento, a autarquia encontra-se a “fazer um levantamento exaustivo de todo o património arbóreo para perceber qual a dimensão” do problema, garante Filipe Araújo, vice-presidente da câmara e também responsável pelo pelouro do Ambiente.

"Já foi comunicado às autoridades, que devem proceder às investigações para tentar ver se se consegue detetar quem anda a cometer esse crime, que é um crime contra o património, nomeadamente ali, onde temos um conjunto arbóreo classificado", acrescenta o vice-presidente.

Sem qualquer suspeita, Filipe Araújo assume que a autarquia está “bastante preocupada” com um "problema grave", dado o número elevado de árvores afetadas. "Vamos avaliar todos os danos para perceber aquelas em que há ainda algo que possamos fazer para salvar", assegura o vice-presidente da câmara, adiantando que algumas espécies “já não têm solução” e terão que ser abatidas.

Só na Avenida Montevideu, existem 82 árvores classificadas, 81 da espécie 'Metrosideros excelsa' e uma da espécie 'Metrosideros robusta'.

A pedido das autoridades policiais, que estão a investigar a situação, o Município do Porto pede a todos os portuenses que possam ter informação relevante que não deixem de a reportar às entidades competentes.