Cultura

Artistas portuenses em Tours

  • Notícia

    Notícia

No âmbito da parceria de colaboração cultural iniciada em 2014 entre o Porto e a cidade francesa de Tours foram inauguradas na passada sexta-feira, em França, obras de dois artistas portuenses: o projeto site specific da autoria de Hugo Almeida Pinho "Avan la Lettre" e duas obras de João Marçal "Lhotse Summit" e "Sunset for Courbet and Dinosaurs", que resultam de uma residência artística no espaço Octroi, em Tours.


"Avant La Lettre", de Hugo Almeida Pinho, é um conjunto de 32 painéis, colocados na Ponte Wilson, que misturam técnicas de pintura e colagem e que exploram a questão da linguagem e dos códigos cromáticos internacionais utilizados na circulação rodoviária e naval. 


"Lhotse Summit", de João Marçal, é inspirada na obra de Daniel Buren: seis metros de tecido enrolado como um volume piramidal, semelhante ao de uma montanha, pintado em ambas as faces, como dois lados opostos mas inseparáveis. 


Na parede, como alusão à paisagem, "Sunset for Courbet and Dinosaurs" um díptico com duas pinturas pequenas, as duas representando o sol.


A parceria entre as duas cidades resultou já, em 2014, numa mostra gastronómica da cidade de Tours, na edição do ano passado da Feira do Livro do Porto. 


Na inauguração das obras, em Tours, estiveram presentes o vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, a sua congénere em Tours, Christine Beuzelin, e vários membros dos executivos das duas cidades. 


Ainda em Tours o executivo tem acompanhado o trabalho dos arquitectos Aires Mateus, responsáveis pelo projeto do novo Centro Cultural de Tours (Centre de Création Contemporaine Olivier Debré - CCCOD) a inaugurar em 2016. No Porto estão a ser trabalhadas projectos de residência artística de arte pública de artistas franceses a serem apresentados em 2016.