Cultura

Artista Phia Ménard em foco na programação do Teatro Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_plano_Phia_Menard.JPG

DR

O Teatro Municipal do Porto dedica um foco de programação à artista multidisciplinar Phia Ménard que começa nesta sexta-feira, dia 18 e prolonga-se até 26 de fevereiro. A artista francesa regressa ao Porto com duas estreias nacionais – Saison Sèche e Maison Mère – e um espetáculo dirigido ao público escolar, num programa que conta, ainda, com atividades paralelas para entender melhor o universo criativo de um dos nomes mais respeitados das artes de palco.

O Foco inclui a apresentação de três espetáculos, uma masterclass e duas sessões comentadas.

Em estreia nacional nesta sexta-feira e sábado, às 19,30 horas, no Rivoli, o espetáculo Saison Sèche aborda as tensões provocadas pela antecipação e pelo medo causados por fenómenos como terramotos, estremecimentos, oscilação de luz e vibração de som, numa alegoria a um mundo a ruir. Este espetáculo foi apresentado pela primeira vez, em 2018, no Festival de Avignon.

No fim de semana seguinte, a 25 e 26 de fevereiro, o Rivoli acolhe também a estreia nacional de Contes Immoraux – Partie 1: Maison Mère.

A primeira parte da trilogia Contes Immoraux – Maison Mère leva o espectador a viajar até à Segunda Guerra Mundial, numa visão muito pessoal de Phia Ménard.

O “Plano Marshall” – criado pelos EUA com vista à reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguinte à segunda Grande Guerra – é a base para a construção de uma aldeia de cartão que, apesar de todos os esforços, não vai sobreviver.

Este espetáculo acontece no Teatro Rivoli, também às 19,30 horas.

Pelo meio, a 23 de fevereiro (quarta-feira), a proposta é exclusiva para escolas e público infantil.

L’Après-midi d’un foehn - Versão 1 será apresentado a 23 de fevereiro, no Teatro Campo Alegre, e durante cerca de 25 minutos, os mais novos vão acompanhar a vida de um saco de plástico, que ganha vida para falar aos mais novos sobre o mundo e a sua transformação ecológica.

Os espetáculos decorrem às 9,45, 11,15 e 14,30 horas. As reservas devem ser efetuadas através do email paralelo.tmp@agoraporto.pt. Os bilhetes para os restantes espetáculos podem ser adquiridos online e nas bilheteiras do TMP .

Atividades paralelas

O programa Paralelo às apresentações dos espetáculos inclui uma masterclass com Phia Ménard, destinada apenas a estudantes e profissionais de artes performativas, e que será um momento de partilha e aprendizagem, numa interação próxima com a artista.

O Foco Phia Ménard apresenta, ainda, uma sessão comentada do filme “Les garçons sauvages”, de Bertrand Mandico. A conversa, aberta a todo o público, decorre no dia 22, às 19,30 horas, no Pequeno Auditório do Rivoli.

Os anfitriões serão a artista Phia Ménard e Tiago Guedes, diretor artístico do TMP. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete no Rivoli.

No último dia deste foco de programação, a 26 de fevereiro, entre as 17 e as 18,30 horas, irá acontecer mais uma sessão do ciclo “História(s) da Dança”, uma abordagem de Rogério Nuno Costa ao trabalho da artista para melhor entender a importância do trabalho de um espetáculo de dança contemporânea. A atividade acontece presencialmente no Rivoli, mas também online. O acesso é gratuito mediante a inscrição prévia, através do email paralelo.tmp@agoraporto.pt.

Quem é Phia Ménard?

Phia Ménard nasceu em 1971 e aos 20 anos despertou para o mundo das artes performativas. Fundou a sua própria companhia Non Nova, com o lema “non nova, sed nove” (nada de novo, mas de forma diferente). Em 2001, com o espetáculo a solo Ascenseur, fantasmagorie pour élever les gens et les fardeaux, a artista francesa ganhou reconhecimento e aclamação da crítica como criadora.

A artista é reconhecida pela sua forma singular de trabalhar, onde o aspeto visual assume enorme importância. As criações da artista cruzam a dança, as artes visuais, o teatro e o circo contemporâneo, não esquecendo o seu compromisso pessoal, social e político com temas atuais da nossa sociedade.

Saison Sèche e Maison Mère são duas estreias nacionais que integram o Programa de Abertura da Temporada Portugal-França 2022, iniciativa que junta os dois países numa programação conjunta partilhada.

Mais informações no site do Teatro Municipal do Porto.