Cultura

Artista multidisciplinar Odete é a próxima convidada da Fonoteca Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Odete_01.JPG

DR

Sábado, 19 de novembro, é dia de regresso à Fonoteca Municipal do Porto (FMP) para mais uma sessão de Escuta Ativa.

Desta vez, a convidada será a artista multidisciplinar Odete que, da vasta coleção de discos, selecionou a ópera Dido and Aeneas, de Henry Purcell. A sessão começa às 11h e a entrada é gratuita.

Artista multidisciplinar, Odete tem-se afirmado nos domínios da música, artes visuais, performance e teatro, apresentando criações em diferentes espaços e contextos, como o Teatro São Luiz e o MAAT e os festivais DDD – Dias da Dança e Iminente. Entre 2018 e 2020, lançou vários discos, compôs para espetáculos e cinema, colaborou como performer em diversas peças, apresentou exposições em nome próprio e lançou o seu primeiro livro de poesia intitulado “The Elder Femme and other Stone Writings”.

Neste sábado, partilhará com o público a escuta de Dido e Eneias, a primeira e única ópera composta pelo compositor barroco inglês Henry Purcell, numa versão interpretada pela The Stuart Chamber Orchestra and Chorus Of London conduzida por Jackson Gregory. Inspirada no quarto livro da Eneida de Virgílio, acrescentando-lhe figuras sobrenaturais e simbólicas, esta ópera retrata a vida trágica da rainha de Cartago, assombrada pela responsabilidade de governar e pela impossibilidade do amor, deixando ler, nas entrelinhas, como a conspiração de forças obscuras impedem fatalmente a felicidade e a paz.

Com periodicidade mensal e entrada gratuita, estas sessões de Escuta Ativa pretendem proporcionar uma experiência coletiva de partilha e descoberta musical através do gosto e dos interesses de figuras de várias áreas da sociedade, dando a conhecer o vasto acervo de discos da FMP. Mais informações podem ser consultadas no website da FMP.