Cultura

Artem Kuznetsov toca Tchaikovsky e vence Concurso Internacional Santa Cecília

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Aos 31 anos, o russo Artem Kuznetsov sentou-se ao piano para interpretar o Concerto n.º 1, op. 23, de Tchaikovsky, e assim venceu a 25.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília. Final da competição que reúne mais de 85 jovens pianistas entre os seis e 32 anos, oriundos de 15 países, teve lugar, no domingo, na Casa da Música.

Presente na cerimónia, o vereador da Educação sublinhou como “além de ser o maior e mais antigo concurso internacional de música realizado em Portugal”, o Concurso Internacional Santa Cecília “tem granjeado cada vez mais prestígio”, honrando e projetando o Porto “como centro de acontecimentos internacionais de grande potencial artístico”.

Fernando Paulo acredita que o evento “revela a todos o melhor que no Porto se faz na área da cultura e da educação”, e reafirmou a cidade como, “cada vez mais, lugar de conhecimento e de encontros; casa de tantos que pensam, investigam, criam e aqui se inspiram”.

“Todos nós somos seres de relação com o outro e com o mundo, uma vez que a cidade, sendo ela líquida, é feita da permanente intersecção entre as pessoas e o espaço físico; a cidade é o próprio palco em que tudo acontece, no meio da diversidade e da diferença”, acrescentou o vereador da Educação.

Para Fernando Paulo, “a educação e formação cívica através da cultura, a dimensão artística e musical, são cruciais para esta cidade mais completa, mais livre, mais humana, mais digna e mais democrática”.

Acompanhado da Orquestra Filarmónica Portuguesa, e sob a batuta do maestro Osvaldo Ferreira, Artem Kuznetsov recebeu um prémio no valor de 30 mil euros e a possibilidade de editar um álbum e participar em recitais e festivais de música em Portugal, França e Espanha. Na sua 25.ª edição, o Concurso Internacional Santa Cecília conta com o apoio, entre outros, da Câmara do Porto.