Cultura

Arte urbana narra o ciclo da água no muro do Reservatório dos Congregados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O muro do Reservatório dos Congregados, localizado ao cimo da Rua da Alegria, está agora mais bonito e colorido. A “culpa” é do artista e ilustrador Daniel Padure, autor do mural de arte urbana “Water Cycle” (Ciclo da Água).

Integrada no Programa de Arte Urbana do Porto, a obra pretende ilustrar a profunda ligação do ser humano à água. A sequência de imagens divertidas estende-se ao longo de quase 50 metros, espaço necessário para contar a história de uma personagem que interage com o movimento contínuo da água.

Daniel Padure, natural da Roménia mas a viver em Portugal desde 2008, é pois o nome que se junta a muitos outros artistas urbanos que têm contribuído para criar verdadeiros museus a céu aberto na cidade do Porto, em locais como o Mural Coletivo da Restauração, onde já habitam novas intervenções artísticas da autoria de Diogo Pintampum, Low Class Club, Matilde Cunha, Leonor Violeta, Mariana Bento (Malva), Tiago de Carvalho (Oaktree) e Henrikas Riškas.

Porto tem seis reservatórios de água em funcionamento

O Reservatório dos Congregados, próximo à Cooperativa dos Pedreiros, é uma exceção entre os seis reservatórios de água que estão atualmente em serviço, por ser o único que se apresenta numa estrutura elevada, conhecida como a “Torre dos Congregados”.

Além deste, estão ao serviço da empresa municipal Águas do Porto, o do Bonfim, Carvalhido, Nova Sintra, Pasteleira e Santo Isidro. Todos eles, semelhantes entre si, são formados por estruturas em betão armado, enterradas, semienterradas ou apoiadas.

A estes reservatórios está associada uma capacidade total de armazenamento de 125.450 metros cúbicos (m3), que corresponde a um espaço de reserva superior a dois dias de consumo.

Na cidade existem mais reservatórios de água, mas que se encontram desativados. Entre eles, o antigo Reservatório de Água da Pasteleira, que dará lugar a uma estação do Museu da Cidade.