Ambiente

Arte urbana e sustentabilidade em destaque no Parque das Águas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Durante os próximos meses, três instalações de três artistas portuenses vão dar um colorido adicional ao Parque das Águas. O objetivo é alertar para a importância da água, da energia e da biodiversidade.

No quadro das ações de educação ambiental do programa Bandeira Azul, já está a decorrer o ciclo de arte urbana do Parque das Águas. A obra “Arca da Água” da autoria do artista portuense Hazul, marcou o arranque da iniciativa promovida pela empresa municipal Águas e Energia do Porto (AEdP).

“Este mural pretende representar o ponto de interseção dos vários caminhos percorridos pelo fluxo da água e que posteriormente são distribuídos generosamente pelos diferentes eixos e direções. Esta ‘Arca’ simboliza também a equidade de acessos e o constante dar e receber”, explicou o artista Hazul.

À margem da visita que fez ao renovado Laboratório da AEdP, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, visitou a obra artística, acompanhado pelo arquiteto autor do projeto de reabilitação das instalações onde são feitas as análises à água do Porto, Eduardo Souto de Moura, e pelo conselho de administração da empresa municipal.

A intervenção de Hazul no Parque das Águas é a primeira de três que vão dar um colorido adicional àquele espaço. Durante os meses de julho, agosto e setembro, três artistas da cidade, Hazul, Oaktree e Godmess, vão deixar a sua marca nos murais do jardim, sempre com a água, a energia e a biodiversidade como foco central. O objetivo passa por ilustrar a forma como a sociedade encara os recursos naturais e se relaciona com a natureza, com vista à criação de um planeta mais sustentável.

O programa Bandeira Azul 2021, que este verão assume o tema “Recuperação da Biodiversidade”, pretende sensibilizar para os riscos que a biodiversidade enfrenta se não forem adotados comportamentos ambientalmente responsáveis.