Cultura

Arte cria Outros Circuitos para o Fórum do Futuro

  • Notícia

    Notícia

#fib_CI_forum_futuro_2017_10.jpg

Filipa Brito

A exposição da Happy Together, a primeira longa-metragem de Ben Rivers e um concerto dos Flamingods compõem o programa Outros Circuitos do Fórum do Futuro, relacionando-se com o tema principal do festival - "Terra Eléctrica" - que começa neste domingo, no Rivoli.

Essa programação paralela tem início já na noite de hoje, sábado, nas instalações da mala voadora, onde é inaugurada a exposição dos trabalhos vencedores da 3.ª edição do call for art Happy Together. A partir das 21,30 horas, ali estão "Amazónia não é uma ficção", de Tiago Cadete, "A Amazónia é o sítio mais triste do mundo", de Sónia Baptista com Carolina Campos e Júlia Rocha, e "Horto - uma forma que vem do toque", de Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo.

Além de estabelecerem ligação com o tema do Fórum do Futuro, essas obras, que se situam entre as artes visuais e as artes performativas, estão também conectadas com as ideias de Koert van Mensvoort e de Les U. Knight, bem como com o espetáculo "Amazónia" da mala voadora.

A exposição fica visitável durante todos os dias do Fórum do Futuro, com entrada livre, na mala voadora.

Two years at sea

O documentário "Two years at sea" (2011), de Ben Rivers, é exibido a 10 de novembro, sexta-feira, pelas 19 horas, no Auditório Isabel Alves Costa, no Rivoli.

Trata-se da primeira longa-metragem do artista britânico, premiada em Veneza e vencedora do Grande Prémio do festival CPH:DOX pelo seu "convincente retrato do sentimento eufórico de estar imerso num ambiente elementar".

"Two years at sea" é uma representação fascinante de um homem autossuficiente que vive no meio de uma floresta. Passeia a pé qualquer que seja o tempo ou dorme nos campos e bosques mergulhados no nevoeiro. Tem uma jangada que ele próprio construiu e um velho jipe em mau estado para carregar lenha. Vemo-lo em todas as estações do ano, vivendo frugalmente, realizando - depois de anos a trabalhar no mar - o sonho radical da sua juventude.

Flamingods em concerto

É no último dia do Fórum do Futuro (sábado, 11 de novembro) que o Café-Concerto do Rivoli recebe, às 23,30 horas, o concerto dos Flamingods, numa parceria da Câmara do Porto com a Lovers & Lollypops

Apesar de o início desta banda multi-instrumental remontar a 2009 e ter tido lugar no Bahrein, os Flamingods são também fruto da Londres que os recebeu e uma das milhentas vozes de uma diáspora milenar. Numa altura em que o multiculturalismo é cada vez mais atacado, na sua música encontramos África, Ásia e todos os espaços de tensão entre estes dois continentes ancestrais, numa criação original recheada de influências. O resultado é, invariavelmente, uma explosão pop de aromas e sabores intensos, cheia de pulsões multiculturais.

Conheça toda a programação do Fórum do Futuro e selecione o que não quer perder, aqui.