Sociedade

Arte contemporânea e arte infantil contam estórias e fazem a paz entre os povos

  • Notícia

    Notícia

Trabalhos de sete conceituados artistas portuenses, de outros tantos de Nagasaki e de umas dezenas de crianças das duas cidades compõem a exposição de intercâmbio de arte contemporânea "stories | estórias - Porto e Nagasaki", que assinala, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, os 40 anos de geminação entre as duas cidades e difunde uma mensagem de paz universal.

Vários suportes e técnicas abordam a temática das culturas portuguesa, japonesa, portuense e de Nagasaki, dando ao mesmo tempo uma panorâmica diversificada do trabalho de artistas como Américo Moura, Céu Costa, Abreu Pessegueiro, Júlia Pintão, Mami Hlguchi, Manuela Bronze e Vítor Espalda, a par de Hiroshi Yamaguchi, Kentaro Baba, Mayu Ando, Mitsuru Kunichide, Sanae Yamamoto, Sueto Sasada e Takeshi Eguchi. As obras apresentadas expressam um imaginário que cruza o passado e o presente destas culturas que conservam uma relação de amizade desde 1978.

Além desses, a exposição integra desenhos de crianças das duas cidades, resultantes de concursos realizados pela Fundação MOA e o Serviço Educativo da Câmara do Porto, através dos quais foi pedido às crianças que mostrassem a cidade onde vivem e aquilo de que nela se orgulham, bem como o que aí existe que veio da cidade-irmã.

Inaugurada nesta semana pelos presidentes das câmaras do Porto e Nagasaki, pelo embaixador do Japão em Portugal e várias outras individualidades, no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto), a exposição "stories | estórias - Porto e Nagasaki" conjuga-se com a mostra histórica "Bomba Atómica - Hiroxima e Nagasaki" também inaugurada nos Paços do Concelho, assinalando as quatro décadas de aproximação entre o Porto e a cidade japonesa que sofreu um bombardeamento atómico em 1945.

Painéis fotográficos, relatos escritos e testemunhos audiovisuais dos sobreviventes das bombas atómicas devastadoras de Nagasaki e Hiroxima com mensagens de paz podem ser vistos nessa exposição sobre a Bomba Atómica, que pretende transmitir às gerações do Porto a necessidade de um mundo de paz sem armas nucleares.

Inspiradas nas relações históricas luso-nipónicas e animadas por um desejo de interculturalidade e de amizade entre Porto e Nagasaki, as duas exposições contribuem de forma significativa para um intercâmbio cultural e artístico entre os dois países, sensibilizando e reforçando a cultura da Paz a nível mundial.

//

"stories | estórias - Porto e Nagasaki"

Palacete dos Viscondes de Balsemão

Praça de Carlos Alberto, 71

2.ª a 6.ª das 10h às 17h30

Sábados das 10h às 13h e das 13h30 às 17h30

Fecha aos domingos e feriados

Até 31 de outubro

Entrada livre

"Bomba Atómica - Hiroxima e Nagasaki"

Paços do Concelho

Praça do General Humberto Delgado

2.ª a 6.ª das 9h às 17h

Fecha nos feriados

Até 30 de novembro

Entrada livre