Cultura

Arte, arquitetura e intervenção no espaço público vão estar em discussão no Bairro Pinheiro Torres

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No próximo fim de semana, o programa Cultura em Expansão desdobra-se entre o Bairro Pinheiro Torres e a Travessa da Formiga, com atividades em ambos os locais durante sábado e domingo.

Naquele que será o primeiro “Encontro Práticas Espaciais Críticas”, a Associação Ponto Parágrafo e o Atelier SOMA, no seguimento do trabalho que têm desenvolvido com a comunidade do Bairro Pinheiro Torres, propõe um encontro de dois dias – 17 e 18 de setembro –, que pretende juntar diferentes práticas, coletivos e grupos cujo trabalho incida sobre a interseção entre arte, arquitetura e intervenção no espaço público e coletivo, incentivando à partilha, discussão e promoção de experiências e intervenções neste e noutros contextos.

A iniciativa, que terá lugar no Bairro Pinheiro Torres, começando em ambos os dias às 10h30, contará com a participação de diferentes atores políticos e associativos - Colectivo Warehouse, Critical Concrete, Colectivo Febre, Pele, Hábaixa e Instituto, contará ainda com uma visita e conversa com Paulo Moreira ao Bairro do Leal, acerca do projeto “"Apropriação do Bairro do Leal". A participação na iniciativa tem acesso gratuito, com possibilidade de reserva através do e-mail ceteatrodofrio@gmail.com.

Também nos dias 17 e 18 de setembro, às 19 horas, o Teatro de Ferro volta a abrir as portas do seu espaço na Travessa da Formiga para a apresentação da sua nova criação, em coprodução com o Cultura em Expansão: “Arquivo Zombie - O Arquivo Morto-Vivo do Teatro de Ferro”. Partindo do seu espólio de criaturas, máquinas de cena, esculturas cinéticas e outras coisas mais difíceis de catalogar, a companhia convida o público para uma visita guiada que pretende produzir novos significados para estes objetos, numa reflexão em torno de um percurso de duas décadas. A participação tem uma lotação máxima de 20 pessoas, sendo possível reserva através do email geral@teatrodeferro.com ou por telefone (962569656).

Durante o mês de setembro está ainda prevista a primeira partilha dos resultados do projeto TAG na rede de transportes STCP; uma oficina de música com Tuni Panea, na Associação de Moradores da Bouça; e a apresentação de Obras Portuenses da Década de 20, na Igreja de S. Pedro de Miragaia.

Mais informações sobre a programação prevista até dezembro podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.