Sociedade

Arrancam hoje as inscrições para o Concurso de Presépios 2022

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_presepio.JPG

Filipa Brito

Paulatinamente, as ruas do Porto vão-se enchendo de cor e magia natalícias. No final deste mês serão ligadas as tradicionais luzes de Natal, mas antes disso, ao longo das próximas semanas, haverá presépios espalhados pela cidade.

Começou hoje, e decorre até 23 de novembro, o período de inscrições no Concurso de Presépios. O objetivo do concurso promovido pela Câmara do Porto é “manter viva e valorizar uma tradição enraizada no Património Imaterial da Cidade do Porto”, bem como “promover e perpetuar a tradição cultural da construção de presépios, que tem por fim o envolvimento de pessoas singulares e instituições da cidade através da promoção de manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo”, pode ler-se no regulamento.

Serão atribuídos prémios em três categorias: Categoria geral – concorrentes com idade superior a 15 anos; Categoria 1 – concorrentes com idade igual ou inferior a 15 anos; e Categoria 2 – grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais.

Ao presépio que ficar classificado em primeiro lugar de cada categoria será atribuído um prémio de 800 euros, cabendo 600 ao segundo classificado e um troféu ao terceiro. Os primeiros e segundos classificados recebem também um troféu do Município do Porto.

Os trabalhos apresentados a concurso devem “apresentar alegoria que enquadre a temática da quadra natalícia”, sublinha o regulamento, acrescentando que os presépios devem localizar-se “na área do Município do Porto e poderem ser vistas pelo público, gratuitamente, desde o dia 3 de dezembro até ao dia 6 de janeiro, das 13h até às 18h, de segunda-feira a sábado.”

“Os critérios subjacentes à análise dos trabalhos para o Concurso de Presépios, são os seguintes: a) Originalidade e criatividade; b) Tema e qualidade da interpretação; c) Domínio das técnicas e qualidade plástica; d) Inclusão de marcas identificativas da cidade; e) Estética do conjunto (harmonia da imagem)”, acrescenta o documento.

As candidaturas podem ser apresentadas através do preenchimento da ficha de inscrição, de utilização obrigatória, à qual devem ser anexadas duas fotografias do trabalho a concurso, já com a decoração alusiva à quadra natalícia, através de um dos seguintes meios: a) Entrega presencial no Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural, Praça de Carlos Alberto, 71, 4050-157 Porto; b) Por correio eletrónico, para o endereço institucional do Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural dmgpc@cm-porto.pt, indicando no assunto: Concurso Presépios.

Consulte mais informações aqui.