Cultura

Arranca hoje no Rivoli a Mostra Internacional de Cinema Antirracista

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Alcindo_documentario_Miguel_Dores_01.JPG

DR

O Pequeno Auditório do Rivoli recebe, até domingo, a 9.ª edição do MICAR – Mostra Internacional de Cinema Antirracista. A entrada é gratuita para todas as atividades. Destaque para a estreia, no Porto, de "Alcindo", documentário de Miguel Dores sobre a morte de Alcindo Monteiro, em 1995.

A mostra de cinema pretende promover debates sobre as discriminações, as violências que estas carregam e a construção de uma sociedade mais justa, a partir da exibição de um conjunto de filmes (nacionais e internacionais) que tocam estes temas.

A abertura da iniciativa, organizada pelo SOS Racismo, decorre hoje às 21h15, com a estreia no Porto do filme “Alcindo”, de Miguel Dores, premiado na edição do ano passado do DocLisboa. O filme contará com a presença do realizador, que participará num debate no final da exibição.

Do cartaz proposto para os três dias destaque também para o filme brasileiro “Espero tua (Re)volta”, que será exibido no sábado, dia 8, às 21h15. Aliás, o cinema do “país irmão” estará em destaque nesta edição do MICAR, com a exibição de “Fordlândia Malaise”, de Susana Sousa Dias (domingo, dia 9, às 19h15).

O acesso à habitação é outros dos temas que perpassa a mostra, com a exibição dos filmes “Distopia”, de Tiago Afonso (sábado, às 17h15), “Tarrafal”, de Pedro Neves (no mesmo dia, às 19h15) e “Jamaika”, de José Sarmento Matos (domingo, às 15h15).

O encerramento da mostra está marcado para domingo, às 21h15, com a exibição de “Soleil Ô”, filme-manifesto de Med Hondo.

Todos os filmes são seguidos de um debate com a presença dos realizadores e convidados, potenciando a troca de opiniões e a discussão sobre assuntos transversais às temáticas da iniciativa. As sessões têm acesso gratuito, mas que requer levantamento de bilhete no próprio dia (no máximo de dois por pessoa).

Toda a programação desta edição está já disponível aqui.