Urbanismo

Arranca esta semana a renovação da Escola Básica Agra do Amial

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Escola Básica Agra do Amial, em Paranhos, está prestes a receber uma requalificação global, desde remodelação das salas até à integração de novos equipamentos e mobiliário. As obras da empreitada arrancam esta terça-feira, dia 12. A apresentação do projeto aos agrupamentos escolares, professores, pais e encarregados de educação ocorreu em dezembro do ano passado, e contou com a presença do vereador da Educação, Fernando Paulo, do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, e da vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos.

Com um prazo de execução de 240 dias, cerca de oito meses, a remodelação da escola conta com um investimento de 1,19 milhão de euros para atender as necessidades apontadas pela própria comunidade escolar.

As obras incluem a requalificação global da escola, além da criação de novas áreas, como uma sala de atendimento para os encarregados de educação e uma receção específica para as crianças do jardim-de-infância.

Além disso, está incluída, ainda, a substituição dos pavimentos, a instalação de tetos acústicos, novas caixilharias de vidros duplos, a requalificação do refeitório e cozinha e melhorias nas acessibilidades.

A intervenção da Escola Básica Agra do Amial compromete-se a preservar o valor arquitetónico do edifício e faz parte da empreitada maior de requalificação no Bairro do Amial, que se encontra em curso, depois de apresentada aos moradores.

Ainda no âmbito de intervenções na área da Educação, a Câmara do Porto, por meio da GO Porto, requalificou, em 2023, a Escola Básica do Falcão, tem em curso obras na Escola Básica dos Correios e possui, ainda, projeto para a renovação da Escola Básica da Ponte.