Sociedade

Arranca às 00h01 a Queima das Fitas com uma maior ambição e compromisso ambiental

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Antes do início da maior festa académica do país, que arranca, como habitual, com a Monumental Serenata, no Largo Amor de Perdição, às 00h01, o Queimódromo foi palco, na tarde de sexta-feira, da apresentação de uma edição de onde se destaca o Pacto da Queima das Fitas do Porto para o Clima. Medidas como a promoção do uso do transporte público, a redução do plástico de uso único, as campanhas de sensibilização ou o novo paradigma de gestão de resíduos mereceram o reconhecimento do vice-presidente da Câmara do Porto.

“Fico especialmente agradado pelo forte alinhamento estratégico da Federação Académica do Porto (FAP) com os ambiciosos objetivos climáticos da cidade”, assumiu Filipe Araújo, lembrando o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2030, suportado pelo Pacto do Porto para o Clima, mas também pela Missão Cidades, da Comissão Europeia.

Reforçando como a FAP é subscritora do Pacto “desde o primeiro momento”, o também vereador com o pelouro do Ambiente e da Transição Climática parabenizou a instituição “pela dinâmica e pela capacidade de atuação, de replicação e de mobilização, porque o trabalho em rede é fundamental para acelerarmos o passo nesta matéria”.

Entre as ações que já vem sido adotadas durante a festa dos estudantes, Filipe Araújo sublinhou “mudanças substanciais na preocupação ambiental da FAP”, nomeadamente no âmbito do ruído, com “alterações muito significativas e que foram fruto de um trabalho contínuo”.

Também a preocupação com a diminuição da produção de resíduos mereceu o destaque do vice-presidente. Pequenos gestos que, acredita Filipe Araújo, poderão contribuir para “concretizar uma vontade que não é exclusiva da Câmara Municipal, mas uma ambição de toda a cidade do Porto”.

Constam do Pacto da Queima das Fitas do Porto para o Clima outras medidas como a duplicação de casas de banho modulares ligados à rede de saneamento, a introdução do sistema "cashless" em todas as áreas do recinto e a continua desmaterialização do serviço de bilhética.

Porto cidade académica

O vice-presidente aproveitou o momento em que está prestes a arrancar a 101.ª edição da Queima das Fitas para partilhar a “alegria e orgulho” de saber o Porto como “uma cidade académica”. Considerando essa uma “vantagem competitiva”, Filipe Araújo referiu as “instituições de ensino superior altamente qualificadas”, os “docentes capazes de formar alguns dos melhores quadros que o país pode ter”, a “enorme capacidade de produção de talento”, assim como “multiplicidade de jovens estudantes que vivem e estudam na cidade”.

Igualmente presente na sessão, a vereadora da Juventude e Desporto reforçou a ideia de que "o Município do Porto e a Federação Académica trabalharam em conjunto nos últimos meses para garantir um conjunto de melhorias para que esta edição seja segura, mais sustentável e a mais memorável possível para os participantes".

Catarina Araújo sublinha que se mantém a aposta conjunta "na implementação de práticas de sustentabilidade, conscientes da nossa responsabilidade no combate às alterações climáticas". "E será ainda reforçado o compromisso e apelo no âmbito da segurança e bem-estar, inclusão e prevenção de comportamentos de risco", acrescenta.

Além dos vereadores, marcaram presença na apresentação do Pacto a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Moura, o presidente do Instituto Politécnico do Porto, Paulo Pereira, a presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Braga da Cruz, e a vice-reitora da Universidade do Porto, Joana Carvalho.

Horários especiais da STCP e do Metro de e para o Queimódromo

Os concertos da Queima das Fitas arrancam esta madrugada, no Queimódromo, com os portuenses Ornatos Violeta. Ao longo da semana, até dia 13, passam pelo Parque da Cidade Chico da Tina, Slow J, Wet Bed Gang, Karetus, Quim Barreiros, T-Rex ou Papillon.

Para transportar os estudantes em segurança, e assumindo-se como solução sintonizada com o compromisso do Pacto da Queima das Fitas do Porto para o Clima, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e a Metro do Porto vão reforçar a operação de e para o recinto dos concertos. Durante toda a semana, a STCP vai disponibilizar dois transportes vaivéns, entre as 20 e as 7 horas da manhã, que partem da Trindade e do Hospital de São João.

A esta oferta acrescem duas linhas adicionais, entre a 1 e as 6 horas: linha 200, nos Aliados, que vai assegurar a ligação ao Pólo Universitário do Campo Alegre e a linha 205, que fará a ligação ao Polo Universitário da Asprela/Linha D do metro. A primeira vai circular a cada 30 minutos, enquanto as viagens na segunda linha serão operadas com uma frequência de 25 minutos.

No fim de semana, as linhas 500 (São Bento-Matosinhos Mercado), 502 (Bolhão-Matosinhos Mercado) e 205 (Campanhã-Castelo do Queijo) vão entrar ao serviço mais cedo e com mais viagens, até às 7 horas.

O reforço do Metro do Porto vai verificar-se nas linhas Azul e Amarela. De acordo com a empresa, "nas madrugadas a seguir à Serenata (domingo, 7 de maio) e ao Cortejo (quarta-feira, 9 de maio), a operação será realizada em contínuo (ou seja, 24 sobre 24 horas)” nestas duas ligações.

Nos restantes dias, será antecipada a abertura de ambas as linhas, com o serviço a iniciar-se às 4 horas da manhã na Linha Azul e 30 minutos depois na Linha Amarela.

Recorde-se que terça-feira é dia de Cortejo Académico, o que irá requerer a adaptação do trânsito em algumas artérias da cidade.