Desporto

Arranca a segunda semana de ténis internacional no Complexo Desportivo do Monte Aventino

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Durante duas semanas, o Complexo Desportivo do Monte Aventino recebe provas internacionais de ténis, incluídas no circuito mundial feminino (WTA). Hoje mesmo começa o ITF W25 Porto II, depois de, ontem, ter visto a tenista austríaca Julia Grabher ganhar o ITF W25 Porto I.

Depois do investimento feito pela Câmara do Porto, o Complexo Desportivo do Monte Aventino voltou a receber um torneio internacional de ténis feminino, com um prize money de 25 mil dólares, valor de prémio que se repete na segunda edição, que hoje mesmo começa, com o qualifying.

Ontem, na final do ITF W25 Porto I, Julia Grabher, número 185 da classificação WTA e cabeça de série do torneio, venceu a polaca Maja Chwalińska por 2-1, com os parciais de 6-3, 6-7 e 7-5, num jogo com mais de três horas de duração.

Para Catarina Araújo, vereadora da Educação, Juventude e Desporto e presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, que esteve presente na final e entregou o prémio à vencedora, a realização destes dois torneios internacionais de ténis no Complexo Desportivo do Monte Aventino representa “uma forma especial de inaugurar os três campos cobertos e uma aposta ganha da parceria entre a autarquia e a Federação Portuguesa de Ténis, que permitiu realizar esta competição com todas as condições, mesmo num dia chuvoso como este [domingo]”.

ITF W25 Porto II já começou

Terminada a primeira edição, hoje mesmo começou o segundo torneio internacional e que vai durar até dia 20. Com o mesmo prize money (25 mil dólares), o ITF W25 Porto II já começou com as provas de qualifying. Na primeira ronda, sortes diferentes para as atletas portuguesas: Sana Garakani passou à segunda ronda por desistência de Inês Murta, após 1-0; Sara Lança ganhou por 2-0 (7-5 e 6-1) à britânica Sashi Kempster; Lena Couto perdeu por 6-1 e 6-0 com a italiana Federica Rossi, idêntico derrota para Sofia Pinto face à eslovaca Victoria Muntean.

No quadro principal do torneio está já Francisca Jorge, a tenista portuguesa mais cotada na atualidade (369.ª do ranking mundial feminino - WTA). Desta vez, a cabeça de série é a alemã Laura Siegemund, atual número 146 e antiga 27.ª classificada do ranking WTA.

Siga aqui toda a prova do ITF W25 Porto II.