Cultura

“Arquivo Zombie” e “Dama Pé de Mim” marcam rentrée do Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Após uma breve pausa de verão, o programa Cultura em Expansão regressa com duas propostas de programação para este fim de semana.

Nos dias 9 e 11 de setembro, às 19 horas, o Teatro de Ferro estreia “Arquivo Zombie - O Arquivo Morto-Vivo do Teatro de Ferro”. Partindo do seu espólio de criaturas, máquinas de cena, esculturas cinéticas e outras coisas mais difíceis de catalogar, a companhia propõe-se a reanimar e produzir novos significados para estes objetos, numa reflexão em torno de um percurso de duas décadas. Através de uma visita guiada, o público será́ convidado a conhecer estes objetos no espaço do Teatro de Ferro, que terá também lugar para performances de curta duração e notas breves, informações e curiosidades sobre as obras. Com visitas previstas também para 17 e 18 de setembro, e 16, 22, 23, 28 e 30 de outubro, a participação tem uma lotação máxima de 20 pessoas, sendo possível reserva através do e-mail geral@teatrodeferro.com ou por telefone (962569656).

Já no sábado, às 17 horas, o bairro Pinheiro Torres volta a acolher uma sessão dedicada aos mais novos, com a peça “Dama Pé de Mim”. Com autoria e interpretação da atriz e ilustradora Ana Madureira, este espetáculo junta música, texto que rima e a participação do público, para contar a divertida história da Dama Pé de Mim e as peripécias da sua demanda, a cavalo, em busca de um amigo.

Para o mês de setembro, está ainda prevista a primeira partilha dos resultados do projeto TAG na rede de transportes STCP; a realização do “Encontro Práticas Espaciais Críticas” da Ponto Parágrafo no bairro Pinheiro Torres; uma oficina de música com Tuni Panea, na Associação de Moradores da Bouça; e a apresentação de Obras Portuenses da Década de 20, na Igreja de S. Pedro de Miragaia.

A entrada nos espetáculos é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início. Mais informações sobre a programação prevista até dezembro podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.