Sociedade

Arquitetura portuense vence ouro internacional com projeto de chocolataria

  • Cláudia Brandão

  • Notícia

    Notícia

DR_arcadia_premio_arquitetura.JPG

DR

Foi inaugurada no final de 2020 e já arrecadou um prémio. O estúdio portuense Ventura + Partners desenhou uma nova e requintada loja flagship (onde a essência da marca é representada de maneira inovadora) para a Chocolataria Arcádia e venceu o ouro dos MUSE Design Awards 2021. É a terceira vez que o gabinete de Manuel Ventura é distinguido nesta competição.

A medalha de ouro foi ganha na categoria Design de Interiores num concurso que, a nível global, apreciou mais de quatro mil projetos. O júri dos MUSE Design Awards, formado por profissionais de empresas líderes na indústria criativa e digital de 23 países, escolheu a nova loja da marca portuguesa de chocolates artesanais, deixando-se conquistar pelo “combinar da estética da marca com as exigências da estrutura comercial que a acolhe” e pelo próprio surgimento desta loja “num ambiente de requinte e grandiosidade”.

Localizado no espaço premium do centro comercial Norteshopping, a Galleria, a loja apresenta três espaços diferentes assentes em materiais como o ouro, madeira, veludo e mármore. “O objetivo foi permitir ao cliente uma viagem no tempo e conhecer mais sobre a história da conceituada marca portuguesa”, explica o Ventura + Partners.

O estúdio na Rua Santos Pousada faz, assim, o triplete nos MUSE Design Awards, depois de, em 2019, ter trazido a medalha de prata com o projeto do BessaHotel Liberdade, em Lisboa, e a platina pela recuperação da Quinta do Monte, na Foz.

Em outubro do ano passado, o gabinete liderado pelo arquiteto Manuel Ventura foi também distinguido noutra competição, os Global Future Design Awards, desta vez pelo Viaduto das Andresas, junto ao Estádio do Bessa.

Os MUSE Awards integram uma série de competições internacionais promovidas pelo International Awards Associate (IAA), destacando profissionais de vários setores e promovendo a excelência nas suas áreas de atuação.