Urbanismo

Arquitetura portuense desenha residência de estudantes no antigo Quartel do Monte Pedral

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_vencedores_concurso_monte_pedral_08.jpg

Filipa Brito

O MASSLAB foi escolhido para desenhar a futura residência de estudantes que vai nascer no antigo Quartel do Monte Pedral. Projeto do escritório de arquitetura portuense vai reconverter e ampliar o atual edifício, um espaço com cerca de 5.000 m2.

Em comunicado, o gabinete MASSLAB assume este momento como um “compromisso com a cidade”, representativo da vontade do escritório e do Município de “colmatar as carências e necessidades de habitação e de residências estudantis no Porto”.

O desenho será executado pela equipa de engenharia MOQ.

O concurso público para projeção do alojamento estudantil, um investimento municipal entre os 6 e os 6,5 milhões de euros, está inserido no projeto de habitação acessível que o Município do Porto tem para aquele espaço, que prevê, também, a construção de cerca de 330 fogos.

O concurso de ideias para o quarteirão do Quartel já havia sido ganho pelo MASSLAB, em 2019, quando o terreno, que esteve mais de um século sob a tutela do Estado Português, regressou à posse do Município do Porto.

O escritório de arquitetura apresentou a proposta de “transformar o Monte Pedral num Arquipélago em plena cidade”, isto é “um conjunto de ‘ilhas’ que estruturam a malha urbana e onde a relação de proximidade prioriza o espaço que será preenchido pelo tempo e pelas pessoas”.

No total, serão investidos cerca de 63 milhões de euros no antigo Quartel do Monte Pedral, um terreno que o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, considera “a grande oportunidade para a criação de uma nova centralidade na cidade”.

Nascido no Porto em 2016, o MASSLAB vem apresentando trabalhos em Portugal e no estrangeiro, “desde a habitação coletiva e unifamiliar, até projetos de urbanismo”.