Urbanismo

Arquitetos explicam o que foi feito na Escola Secundária Alexandre Herculano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O programa "Porto de Arquitetura" prosseguiu, no sábado, com mais uma visita, desta vez à Escola Secundária Alexandre Herculano, evento que teve tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

A visita, bastante participada, teve dois trajetos diferentes, com passagem pelo ginásio, onde decorreu a performance "Paredes Vivas" (uma produção do Departamento de Produção e Gestão de Eventos do Coliseu), acabando no grande auditório, onde se seguiu uma conversa sobre "reabilitação de edifícios públicos", moderada pela arquiteta Maria Manuel Oliveira e que contou com os responsáveis pela requalificação da "Alexandre Herculano", os arquitetos do Atelier 15 Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez e Miguel Ribeiro e também do arquiteto João Carlos dos Santos.

amerca_porto_de_arquitetura_a.herculado_2024_28.herculado_2024_28.jpg

Os autores do projeto acompanharam a visita, contando ainda com as presenças dos vereadores do Urbanismo, Pedro Baganha, e da Educação, Fernando Paulo, do diretor do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Manuel Lima, do delegado Regional de Educação do Norte, Luís Lobo, e do presidente e diretor artístico do Coliseu do Porto, Miguel Guedes.

Sob a gestão da empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto, a empreitada de reabilitação e modernização do "Alexandre" contemplou trabalhos de renovação de pavimentos, tetos e paredes, a instalação de novas caixilharias e pinturas, a reformulação de espaços interiores, a requalificação dos auditórios, a substituição das coberturas e a recuperação de elementos estruturais do edifício. Um investimento superior a 14 milhões de euros, suportados por fundos europeus, município e governo.

amerca_porto_de_arquitetura_a.herculado_2024_20.herculado_2024_20.jpg

O "Porto de Arquitetura", programa desenvolvido, em conjunto, pela Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura, prossegue, em maio, com a "descoberta" das Casas Dona Leonor. Todas as visitas são guiadas pelos arquitetos autores das obras e começam sempre às 16 horas. No final de cada visita, haverá lugar a uma conversa com um conjunto de personalidades ligadas às obras.

O acesso às visitas e aos debates é feita por ordem de inscrição. Para cada visita, as inscrições são anunciadas nas redes sociais do evento.

Programa "Porto de Arquitetura" - Oito edifícios, oito visitas, oito conversas

18 de maio I 16 horas
Casas Dona Leonor
Visita conduzida pelo arquiteto Cerejeira Fontes

15 de junho I 16 horas
Residências Dom Pedro Quinto
Visita conduzida pelo arquiteto Adriano Pimenta

20 de julho I 16 horas
Hoso - BigCity Porto Asprela
Visita conduzida pelo coletivo OODA

27 de julho I 16 horas
Universidade Lusíada
Visita conduzida pelo arquiteto José Mendes Godinho.