Sociedade

Arquitetos do Porto ganham concurso internacional para edifício na Albânia

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

OODA_concurso_internacional_arquitetura_Albania..jpg

DR

Assumem-se, sem tibiezas, como pertencentes à "escola do Porto [de arquitetura]". Afirmam-no, constantemente, nas muitas entrevistas e declarações que fazem, a propósito dos seus projetos. Agora, o gabinete de arquitetura Oporto Office for Design and Architecture (OODA) viu reconhecido, internacionalmente, o seu trabalho, ao ganhar o concurso de projeto para a sede de um canal de televisão em Tirana, na Albânia.

O gabinete de jovens arquitetos do Porto, fundado em 2010 por Diogo Brito, Rodrigo Vilas-Boas, Francisco Lencastre, João Jesus e Julião Pinto Leite, é também responsável pela reconversão do Matadouro de Campanhã, em coautoria com o japonês Kengo Kuma. Em junho de 2018, aquando da apresentação do projeto em reunião de Executivo municipal, Diogo Brito afirmava, evocando o arquiteto Fernando Távora: "quanto mais local, mais internacional".

Agora, e sobre o projeto em Tirana, que pretende ser um "edifício icónico" e "o farol" da nova fase crescimento da capital albanesa, Diogo Brito não esqueceu a importância deste projeto para o crescimento e internacionalização do gabinete e "o peso" de serem do mesmo país (e já agora da mesma cidade) que os dois vencedores do Prémio Pritzker, considerado o mais importante galardão de arquitetura, Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza.

"Um marco" na história do OODA

"A nossa escola é a do Porto, crescemos com Souto Moura e Siza Vieira como referências e na onda do sucesso destes dois grandes nomes mas também somos uma nova geração e queremos criar a nossa linguagem, queremos mostrar a nossa visão, encontrar em cada projeto as melhores perguntas e arranjar as melhores respostas", salientou, em declarações à Agência Lusa.

E acrescentou: "Fomos convidados a participar neste concurso internacional, o que por si já é muito positivo, e acabámos por ganhar. Pelo que percebemos, o que nos distinguiu dos demais foi termos projetado um edifício que responde ao programa que era pedido, no que toca a funcionalidade, e pela figura que remete para o imaginário do cinema, da televisão".

A nova sede da Klan TV, uma operadora privada de televisão albanesa, vai ocupar uma área de 10 mil metros quadrados numa área de Tirana. O projeto inspira-se, segundo Diogo Brito, "num conjunto de bobinas de filme e nas características da arte e arquitetura locais".

Com 45 projetos em curso e mais de meio milhão de metros quadrados em construção, a distinção neste concurso internacional "é um marco" na história do OODA, que conta, atualmente, com mais de 60 pessoas a trabalhar no gabinete. "Para a escala portuguesa somos um gabinete já com visibilidade, mas queremos expandir-nos. Já temos a nossa marca no Brasil, nos Estados Unidos, no Zimbabué e na China. Mas este é sem dúvida o nosso primeiro grande projeto internacional, até pela ressonância mediática que tem", sublinhou Diogo Brito.