Cultura

Aquisições: últimos dias para sugestões de compra direta a artistas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Vera_Mota_Stubborn_2020.JPG

Stubborn (2020)

Vera Mota

O período de submissão de sugestões de propostas para compra direta de obras a artistas e coletivos artísticos do projeto municipal “Aquisições” termina nesta sexta-feira, dia 20 de maio.

Destinada a artistas e coletivos artísticos que desenvolvam atividade na área das artes visuais, e estejam sediados no Porto, esta modalidade de aquisição do projeto conta com um orçamento total de 50 mil euros.

Todos os interessados poderão sugerir até duas obras para compra, cabendo ao atual comité de seleção composto por Andreia Magalhães, Margarida Mendes e Melissa Rodrigues, propor ao Município a aquisição de obras, até ao limite de uma por artista ou coletivo artístico. As obras adquiridas serão integradas na Coleção Municipal de Arte.

Criado em 2018, o projeto “Aquisições” integra a plataforma de apoio à arte contemporânea Pláka, e contempla ainda outra modalidade de aquisição de obras a galerias de arte da cidade, para a qual está disponível um orçamento total de 100 mil euros.

Tendo como principal objetivo dinamizar e valorizar o património artístico do Porto e documentar a memória da prática artística da cidade, através da reativação da Coleção Municipal de Arte, desde a sua criação, a iniciativa somou a aquisição de 102 novas obras de arte, representando 92 artistas e coletivos artísticos.

O guia para submissão de propostas assim como toda a informação sobre o projeto, comité de seleção e obras adquiridas podem ser consultadas no website da plataforma Pláka.