Cultura

Aquisições: submissão de propostas para compra direta a artistas arranca a 9 de maio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Aquisicoes_Colecao_arte_municipal_GMP_01.JPG

DR

Entre os dias 9 e 22 de maio, artistas e coletivos artísticos sediados no Porto, que desenvolvam atividade na área das artes visuais, poderão submeter propostas para compra de obras no âmbito do projeto Aquisições.

Durante este período, cada proponente poderá sugerir até duas obras para compra ao atual comité de seleção, composto pelo artista Mauro Cerqueira, por Pedro Álvares Ribeiro, presidente da Casa São Roque, e pelo historiador de arte e curador Pedro de Llano, que irá propor ao Município a aquisição de obras, até ao limite de uma por artista ou coletivo artístico, com vista à sua integração na Coleção Municipal de Arte.

Criada em 2020, a modalidade de compra direta de obras a artistas conta este ano com um orçamento reforçado, num total de 75 mil euros.

Sob a gestão do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora, integrando a plataforma Pláka, o projeto Aquisições contempla ainda outra modalidade de aquisição de obras a galerias de arte do Porto, para a qual está disponível um orçamento total de 125 mil euros (mais 25 mil euros do que nas edições anteriores).

Desde 2018, ano em que o Aquisições foi lançado com o intuito de dinamizar e valorizar o património artístico do Porto e documentar a memória da prática artística da cidade, através da reativação da Coleção Municipal de Arte, já foram adquiridas 144 obras de arte, 54 das quais através da modalidade de compra direta a artistas.

O guia para submissão de propostas, assim como toda a informação sobre o projeto, comité de seleção e obras adquiridas podem ser consultados no site da plataforma Pláka.