Ambiente

“Aqui há pardal”, em mais um episódio com ambiente dentro

  • Notícia

    Notícia

DR_pardal_01.JPG

DR

“Aqui há pardal” ou “Passarinhos e pardais, não são todos iguais”, são algumas das expressões populares que tão bem conhecemos associadas a este pequeno pássaro. Em mais um vídeo da equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, é possível perceber a origem destes provérbios e ainda conhecer algumas características do pardal, uma das aves mais comuns do mundo e que facilmente podemos vislumbrar nos beirais das casas e nos jardins da cidade.

No mais recente episódio do programa De binóculos no sofá, os serviços do Ambiente voltam a convidar o munícipe a calçar as botas, pegar nos binóculos e sentar-se no sofá para absorver algumas curiosidades acerca de mais uma espécie animal presente na vasta biodiversidade que nos rodeia, e que já nos habituou à sua presença.

Vulgarmente conhecido por “pardal doméstico”, “pardal do telhado”, ou apenas “pardal”, o nome científico desta ave é passer domesticus, que tem origem no latim e significa “pássaro” e “doméstico”, sendo assim comumente considerado o pássaro das casas.

Tendo preferência por viver nas imediações de zonas habitadas, quer em meios rurais, quer em meios urbanos, esta pequena ave possui uma relação antiga com os humanos, estimando-se que há cerca de 11.000 anos os pardais se adaptaram e acompanharam a expansão do homem agricultor.

Com preferência por viver em grupo, esta espécie animal, quando em casal, é fiel ao longo da vida e pode criar até quatro ninhadas por ano.

Altamente territoriais, estes pequenos pássaros gostam de fazer os seus ninhos em estruturas construídas pelo homem – caso dos telhados, postes de eletricidade e semáforos –, ou então ocupar o abrigo de outros pássaros, defendendo o seu ninho “com unhas e bicos”. De cor cinzenta ou castanha e bico grosso, a alimentação do pardal é essencialmente carnívora, mas não dispensa umas sementes ou migalhas de pão.

Para conhecer mais características acerca desta pequena ave, assista ao episódio completo.

E, numa fase do ano em que as baixas temperaturas provocam uma escassez dos alimentos naturais das aves mais pequenas, recorde as dicas da equipa municipal de Educação Ambiental para ajudá-las a encontrarem alimento no inverno.

Para descobrir os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental do Município do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.