Sociedade

Aquaporto convida crianças e jovens para festival de água e ciência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_aquaporto_2019_09.jpg

Porto.

O Dia Nacional da Água, que se assinala nesta sexta-feira, 1 de outubro, celebra-se no Parque da Cidade com atividades focadas na sustentabilidade das gerações futuras. Em 2021, o maior festival de água e ciência do país, o Aquaporto, volta ao Pavilhão da Água mas terá também atividades online.

Através de um conjunto de propostas dirigidas às crianças e jovens das escolas da região, do pré-escolar ao 3.º ciclo, o evento pretende alertar para os efeitos das alterações climáticas e para a gestão dos recursos hídricos. As escolas interessadas em participar nas atividades lúdicas e científicas devem manifestar previamente o seu interesse e reservar a visita através do email servico.educativo@pavilhaodaagua.pt ou do telefone 934 440 072. As visitas estão limitadas à lotação máxima do Pavilhão da Água.

Também neste espaço, está prevista a exibição do documentário The Plastic Hike, na manhã de sexta-feira, 1 de outubro, requerendo igualmente inscrição prévia obrigatória.

Perante a limitação de público no Pavilhão da Água, o Aquaporto oferece parte do programa em formato digital, no portal de informação www.aquaporto.pt. Lá poderão encontrar-se artigos dedicados às temáticas dos recursos hídricos e das alterações climáticas, dicas e boas práticas, e notícias sobre iniciativas do Pavilhão da Água. O objetivo é que os visitantes possam “mergulhar no conhecimento” sobre a água, sustentabilidade e algumas novidades.

Em paralelo, o Aquaporto promove outras iniciativas na cidade Invicta. O programa “Beba H2O do Porto” vai distribuir e incentivar o consumo de água da torneira do Porto em vários pontos da cidade.

O Aquaporto – organizado pela Câmara do Porto, através da Águas e Energia do Porto – realiza-se desde 2014, junto ao Pavilhão da Água, no Parque da Cidade do Porto, e assumiu, em 2020, um formato totalmente online. Nesta edição, o festival da água será híbrido, estando prevista a retoma do formato físico original já no próximo ano, com o apoio de meia centena de entidades parceiras nas áreas da ciência, cultura, ensino e segurança.