Economia

Aproveite o domingo de sol e aventure-se nos mercados de Natal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O encanto da quadra natalícia não seria o mesmo sem os tradicionais Mercados de Natal, localizados um pouco por toda a cidade do Porto. Este domingo troque as pantufas pela calçada portuguesa e comece a riscar a lista de presentes em segurança, com ofertas únicas que só encontra no comércio tradicional de rua.

A edição de Natal do Mercado da Alegria regressou à Praça da Batalha. Rui Moreira visitou-o ontem, entre compromissos de agenda, e embora o dia tenha amanhecido cinzento, o espírito que ali imperava era de tonalidades bem vivas. Entre luzes, árvores enfeitadas, animação e música, este Mercado de Natal inspirado no norte da Europa reúne dezenas de expositores, com propostas que vão desde o artesanato, bijuteria, vestuário, produtos alimentares regionais, brinquedos artesanais, acessórios, entre outros artigos.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira e domingos, entre as 10 às 20 horas; sexta-feira e sábado, entre as 10 e as 22 horas; dia 24 de dezembro, das 10 às 15 horas; dia 31 de dezembro, das 10 às 16 horas.

Ainda na zona central da cidade, fica a sugestão de visita ao Mercado de Natal - Artes e Ofícios, na Avenida D. Afonso Henriques. A 7.ª edição do mercado, que habitualmente ocupava a Praça dos Poveiros, permanecerá na artéria que liga a Estação de São Bento à Sé do Porto até ao dia 23 de dezembro. Vocacionado para o artesanato português e para produtos regionais, o evento é organizado pela Santa Clara Associação.

A estes dois mercados de Natal que contam com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, somam-se um conjunto de mercados e feiras municipais que, durante todo o ano, são presença assídua na vida comercial da cidade, na sua vertente mais tradicional e genuína.

Entre eles, a Feira de Artesanato da Batalha, que se realiza, todos os dias, no largo frente à Igreja de Santo Ildefonso, das 9 às 20 horas. O Mercado do Sol, que toma conta da Praça de Parada Leitão de quinta a domingo, das 10 às 18 horas. Ou o Mercadinho da Ribeira, organizado no Cais da Ribeira, de quinta a domingo, das 10 às 20 horas.

Para a próxima semana, complete o roteiro com passagem por outros pontos cardeais. Aos sábados de manhã tem a emblemática Feira da Vandoma a tomar conta do sentido ascendente da Avenida 25 de Abril. E ainda neste espírito de “one man’s garbage is another’s man’s gold” perca-se na Feira das Antiguidades e Velharias que, ao terceiro sábado de cada mês se instala na Praça do Dr. Francisco Sá Carneiro (Praça Velasquez), das 8 às 18 horas.

Se a intenção for encontrar peças de autor, descubra o recente Mercado das Artes, evento que anima o Passeio das Virtudes de quinta a domingo, entre as 10 e as 18 horas.

A esta longa lista, juntam-se ainda os mercados urbanos organizados por entidades privadas:

  • Mercado da Alegria - Jardim do Passeio Alegre (domingos, das 9 às 19 horas);
  • Mercado Porto Belo - Praça de Carlos Alberto (sábados, das 10 às 19 horas);
  • Mercadinho dos Clérigos - Praça de Carlos Alberto (ao 2.º e 4.º domingo de cada mês, entre as 10 e as 19 horas);
  • Família Desce à Rua (Praça de Carlos Alberto, ao 1.º e 3.º domingo de cada mês, entre as 10 e as 19 horas);
  • Market Place (Jardim do Marquês de Pombal, 1.º e 3.º sábado de dezembro, das 12 às 18 horas);
  • Mercado da Serafina (Jardim do Marquês de Pombal, domingos, das 10 às 19 horas).

Para os clientes do comércio tradicional de rua, sejam eles de feiras e mercados, sejam de lojas voltadas para a rua, a Câmara do Porto oferece sacos para os presentes.