Cultura

Aprovados apoios de vinte mil euros para cinco filmes realizados na cidade do Porto

  • Notícia

    Notícia

Joao_Fitas_Bolsa_filmaporto_01.JPG

João Fitas

A Câmara do Porto aprovou nesta segunda-feira, 8 de novembro, em reunião do Executivo, a atribuição de cinco bolsas de vinte mil euros no âmbito do programa de apoio à produção em cinema da Filmaporto.

De um total de 53 candidaturas admitidas a concurso, o júri da primeira edição das Bolsas Filmaporto – composto por Américo Santos, Paulo Cunha e Filipa Reis – selecionou os projetos “Quase me lembro”, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, “O Pátio do Carrasco”, de André Gil Mata, e “A Hora da Estrela”, de Rita Barbosa, para a atribuição da bolsa Neves, e “O Pão”, de Lúcia Prancha, e “Grito”, de Luís Costa, para a atribuição da bolsa Pascaud.

À bolsa Neves podiam candidatar-se artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud era destinada a artistas, realizadores e produtores residentes fora do concelho. A fase de candidaturas para a primeira edição das Bolsas Filmaporto decorreu entre 6 e 27 de julho.

Este programa de apoio, cujo regulamento pode ser consultado no website da Filmaporto, visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a empregabilidade e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade.

A Filmaporto — film commission tem como principal objetivo impulsionar o Porto como território de produções cinematográficas. Além do apoio financeiro a projetos produzidos na cidade, a sua atividade passa por promover a cidade junto de agentes nacionais e internacionais, facilitar filmagens através do apoio logístico e técnico e garantir formação contínua e especializada a profissionais.