Sociedade

Aprovado novo apoio de emergência a 216 associações da cidade

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

mno_RE_19_04_08.jpg

Miguel Nogueira

A nova Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto – Covid-19 foi aprovada, esta manhã, por unanimidade do Executivo Municipal. São 216 mil euros para apoiar um total de 216 associações, coletividades ou entidades a mitigar as dificuldades de tesouraria que enfrentam devido à pandemia.

A dotação inicial para esta segunda edição da linha de apoio de emergência às associações era de 200 mil euros, um acréscimo de 50 mil euros em relação à primeira edição, criada no ano passado durante o primeiro confinamento, que ditou o encerramento destes espaços comunitários.

Mas na proposta que mereceu a aprovação de todas as forças políticas representadas no Executivo Municipal, que reuniu esta segunda-feira presencialmente na Câmara do Porto, Rui Moreira sugeriu um reforço de mais 16 mil euros. Isto porque, como explica no documento, foram rececionadas 225 candidaturas, sendo que da análise efetuada pelas diversas unidades orgânicas encarregues de verificar as candidaturas rececionadas, “foram admitidas 216”.

Assim, cada uma das 216 associações com candidaturas admitidas vai receber do município uma verba no valor de mil euros.

As candidaturas dividiram-se pelas áreas da animação, educação, cultura, desporto, juventude, área social, feiras e mercados, e associações de moradores.

A criação da medida surgiu no contexto de excecionalidade atual, fruto da pandemia, tendo em conta que muitas das associações se confrontam com graves dificuldades de tesouraria para liquidar os compromissos com as despesas correntes.

Foram elegíveis no processo todas as despesas de funcionamento, como renda ou encargos equivalentes com imóveis, e despesas de água, luz, gás ou outros gastos em bens e serviços consumidos no ano corrente.